ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vacinação: mais 1.514 pelotenses recebem a 1ª dose contra a Covid-19

Imunização deste sábado (31) chegou para pessoas de 29 anos ou mais

Por César Soares 31-07-2021 | 17:40:59

A proteção contra o coronavírus em Pelotas neste, último dia de julho, registrou intensa movimentação no começo da manhã, no drive-thru do Centro de Eventos. Ao longo do dia foram vacinados 1.514 pessoas com 29 anos ou mais. Na próxima segunda-feira (02), o público desta faixa etária também poderá se imunizar nos bairros. Já no drive, a faixa etária baixa mais um pouco e será a vez de quem tem 28 anos ou mais receberem a primeira dose. 

Pessoas de 29 anos ou mais receberam a 1ª dose. Fotos: Michel Corvello.

Desde as primeiras horas da manhã, muitos carros já lotavam o estacionamento do Centro de Eventos. Centenas de pessoas aguardavam ansiosas para receberem a primeira dose da vacina entre elas a auxiliar de escritório Mônica Madeira. “Eu não via a hora, achei que ia demorar muito mais tempo, ainda bem que chegou minha vez. Agora com mais gente vacinada eu espero que a vida comece a voltar ao normal porque é complicado viver com medo e ansiedade”, comentou.

A arquiteta Mariana Manaá foi se imunizar acompanhada da amiga Luíza, e comemorou muito, principalmente por causa da filha. “Esperei muito por esse momento! Eu vivi na pandemia a minha gestação e o nascimento da minha filha longe da minha família, dos meus amigos e to vendo uma luz no fim do túnel agora da minha poder conviver com todos que amam ela”, contou bastante emocionada.

As amigas Luíza e Mariana, felizes após a imunização. Foto: Michel Covello.

Calor solidário para espantar o frio

Se tem drive-thru de vacinação não esqueça de fazer, quando possível, alguma doação de alimentos, roupas ou ração animal. Para minimizar o impacto de quem enfrenta o frio e a fome, todas as doações são sempre bem vindas. O motorista Áureo Barbosa levou a filha pra se vacinar e fez questão de deixar um donativo. “Tem feito dias muito frios e a gente tem que ajudar, todos que podem tem que colaborar”, conscientizou.  

Doações muito bem vindas para o enfrentamento do frio e da fome. Fotos: Michel Covello.

Confira a programação dos próximos dias   

Drive-thru - Centro de Eventos, das 9h às 17h

- Segunda-feira (2) – 1ª dose para pessoas de 28 anos ou mais

 Bairros – das 10h às 15h

- Segunda-feira (2) – 1ª dose para pessoas de 29 anos ou mais

- Quarta-feira (4) – 1ª dose para pessoas de 28 anos ou mais

Documentação necessária

- Carteira de Identidade

- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário

- Cartão SUS ou CPF

Pontos de vacinação nos bairros

- Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada

- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha

- Associação Rural - Casa da Amizade, Av. Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

- Comunidade Católica Nsa. Sra. Lourdes - salão da igreja, Av. Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata

 

Para agilizar a imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza no site do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.

A SMS alerta

A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

Vacinação, 29 anos ou mais

Carregando 0%
Carregando 0%