Vigilância Sanitária dá dicas sobre qualidade dos produtos
A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), considerando a procura por produtos tradicionais para as festas de Natal e Ano Novo, que geralmente não fazem parte das refeições rotineiras, orienta os consumidores para que adquiram itens bem conservados, com qualidade e cuidados necessários, para evitar riscos à saúde.
“Elaboramos uma lista com as principais dicas para o consumidor. Produtos mal acondicionados, armazenados em local impróprio ou em temperatura inadequada podem causar sérios problemas à saúde. Recomendamos atenção, para que sejam evitados transtornos”, pontua o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura, Sidnei Louro Jorge Júnior.
Confira as dicas
A Visa alerta que, antes de conferir qualquer item em relação ao produto que será adquirido, o consumidor deve verificar a data de validade.
- Os produtos devem estar em embalagens íntegras, sem rasgos, amassados ou reembalados.
- Conservação na temperatura especificada na embalagem original.
- Compra de carnes e derivados devem ser feitas em estabelecimentos regularmente constituídos, com autorização legal para comercializar esses produtos.
- O consumidor final tem que receber o produto como foi produzido, sem ter passado por descongelamento, quando originalmente congelado, ou por congelamento, quando originalmente não seria.
- O consumidor deve solicitar sempre a nota fiscal, para futura comprovação de origem, em caso de eventual problema.
- Produtos com maionese ou outros itens que possam levar a Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) precisam ser conservados em refrigeração até o momento do consumo.
- O descongelamento de produtos originalmente congelados precisa ser realizado em meio refrigerado.
Notícias Relacionadas
Vigilância Sanitária apreende 50 quilos de carne bovina em Pelotas
Olimpíadas dos Caps celebram avanços na área da saúde mental no município
UBS do Gruppelli retoma atendimentos nesta quarta-feira (17)
Saúde: um ano de prontidão para enfrentamento e respostas à população