Vigilância Sanitária integra projeto de qualificação a nível nacional
A Vigilância Sanitária (Visa) de Pelotas foi selecionada para avançar à segunda etapa do projeto IntegraVisa, cujo foco principal é a implantação de um processo de qualificação das ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), no qual apenas três unidades do Rio Grande do Sul conseguiram alcançar a progressão.
Ainda em 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo, selecionaram a Visa pelotense para a participação no IntegraVisa, quando foi formado um Grupo Gestão da Qualidade (GGQ) composto por seis integrantes de Pelotas que passaram a realizar cursos e oficinas online. Em setembro, ocorreu na cidade de São Paulo uma oficina avaliativa do projeto para encerramento da primeira etapa. Para o segundo nível da capacitação, foram abertas apenas 80 vagas em todo país, com Pelotas sendo uma das equipes escolhidas para avançar no projeto de qualificação a nível nacional.
A ação reforça o compromisso do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde com Pelotas, contando com o trabalho efetivo de profissionais de alto nível empenhados em elevar o nível de qualidade de saúde e se comprometendo em priorizar o bem-estar da população.
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária tem papel de promover e proteger a saúde da população, através de atuações que buscam excluir, minimizar e evitar riscos à saúde, intervindo em problemas sanitários, controlando bens, produtos e serviços que possam afetar o bem-estar da comunidade. Isso inclui a fiscalização de estabelecimentos como hospitais e restaurantes, e o controle de produtos como alimentos, medicamentos, cosméticos e saneantes. As ações ocorrem a partir de programas de monitoramento ou de denúncias, podendo ser adotadas medidas de controle a fim de minimizar os eventuais riscos sanitários.
Para realizar denúncias envolvendo situações sanitárias irregulares, o contato pode ser feito através do telefone 156 - Fala Pelotas, e pelo e-mail admvisapel@gmail.com. Também é possível procurar pessoalmente o Departamento da Vigilância Sanitária, rua Lobo da Costa, 1764, no horário das 8h às 14h, acompanhado de documento de identificação válido, para o preenchimento do formulário de registro. As denúncias são averiguadas em sua totalidade.