Reconhecimento à luta por direitos, respeito, espaços e liberdade dos autistas e suas famílias é lembrado nesta sexta-feira, dia 18 de junho

Dia do Orgulho Autista é celebrado com avanços

Reconhecimento à luta por direitos, respeito, espaços e liberdade dos autistas e suas famílias é lembrado nesta sexta-feira, dia 18 de junho
Por Tânia Magalhães 17-06-2021 | 11:51:01
Tags: dia do orgulho autista , centro de atendimento , centro macrorregional

O Dia do Orgulho Autista18 de junho – é celebrado com recentes avanços em Pelotas. A cidade foi uma das poucas selecionadas para se tornar Centro Regional de Macrorreferência em Transtorno do Espetro Autista (TEA), a partir do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, que atua, ininterruptamente, desde a inauguração em 2014. 

Centro conta com 438 alunos - Foto 1: Marcel Ávila; fotos 2 e 3: Igor Sobral

A seleção para consolidar Pelotas como Centro Macrorregional deu-se por meio do Programa Estadual TEAcolhe. Entre sete propostas, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Rosa foram contempladas com aprovação.

“Eu tenho muito orgulho do trabalho que a gente vem fazendo, nos últimos anos, para o tratamento dos autistas e acolhimento de suas famílias, que tornou Pelotas uma referência no Estado. Recentemente, tivemos uma grande notícia. Pelotas se torna um Centro Macrorregional e vamos ter a oportunidade de compartilhar todo o aprendizado e conhecimento adquiridos com outros municípios da região”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas, comemorando a data.

O Centro Macrorregional de Referência em TEA estabelece o atendimento em rede, englobando, além da Educação, a Saúde e a Assistência Social. Sua abrangência envolve 27 municípios das áreas da Campanha e Zona Sul. A orientação e suporte serão repassados por Pelotas, para que o público tenha acesso ao atendimento na cidade de origem, sem a necessidade de descolamento.

Para que serve o Dia do Orgulho Autista

“O Dia do Orgulho Autista tem a finalidade de dar visibilidade à causa. O orgulho refere-se às conquistas e para mostrar o potencial das crianças, jovens e adultos autistas. Também serve para as famílias expressarem o que vivenciam com esse público, e para levar informações às pessoas, para que entendam melhor e compreendam o quanto os autistas são únicos, individuais”, enfatiza a diretora do Cento de Atendimento ao Autista, Débora Jacks.

A diretora ainda ressalta que nenhuma pessoa com essa condição é igual a outra e salienta a importância da data – 18 de junho – para marcar a “luta por direitos, espaços, respeito e liberdade dos autistas serem como são, em meio a uma sociedade discriminatória”.

Centro Doutor Danilo Rolim de Moura

O Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura conta, atualmente, com 438 alunos com idades entre 2 e 40 anos.

“Mais de 400 interessados, de Pelotas e região, estão na fila de espera. Retomaremos as entrevistas assim que voltarmos às atividades presenciais. Por enquanto, o atendimento se mantém em caráter remoto, devido à pandemia do coronavírus”, esclarece o vice-diretor do Centro, Fábio Silveira.

O Centro disponibiliza Intervenção Precoce, Atendimento Educacional Especializado, Arteterapia, Tecnologia Assistiva, Educação Física, Psicomotricidade, Ludoterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. No momento, o Centro está em falta de profissional fonoaudiólogo, mas será aberto edital para contratação.

Autista fala na importância da data

Alexandre Henzel Barcelos tem 22 anos, é acadêmico de Pedagogia na Universidade Federal de Pelotas e foi aprovado em concurso público do Município para a função de auxiliar de Educação Infantil. Com 19 anos, foi diagnosticado autista. 

“O Dia do Orgulho Autista é para celebrar todas as nossas conquistas, como classe e como luta. Também reaviva a esperança em dias melhores”, afirma Alexandre.

Ele trabalha no próprio Centro de Atendimento Doutor Danilo Rolim de Moura, na área de Intervenção Precoce. Inserido no meio profissional, adquire experiência.

Notícias Relacionadas

Cidade mantém 52 casos de dengue

Cidade mantém 52 casos de dengue

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Linha Balsa/Anglo terá percurso ampliado

Linha Balsa/Anglo terá percurso ampliado

PS, Samu e Hospital São Francisco capacitam-se na linha do AVC

PS, Samu e Hospital São Francisco capacitam-se na linha do AVC