
Dia do Patrimônio traz 66 atividades neste fim de semana
O 12º Dia do Patrimônio acontece no próximo final de semana, nos dias 15, 16 e 17 de agosto, com o tema “Pelotas me pertence!”. A população pelotense e visitantes estão convidados a vivenciar o sentimento de pertencimento à cidade por meio das visitas a pelo menos 13 prédios históricos e 66 atividades abertas ao público – apenas uma, particular, é paga. A edição de 2025 do evento anual promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) envolverá outras secretarias municipais, universidades Católica e Federal e IFSul, além de pessoas da comunidade em geral.
“O Dia do Patrimônio em Pelotas é mais do que uma celebração: é um momento de reconhecer, valorizar e compartilhar a riqueza histórica e cultural que molda a identidade da nossa cidade. Neste ano, o tema 'Pelotas me Pertence' convida cada cidadão a sentir-se parte e guardião desse patrimônio, compreendendo que tudo — dos monumentos às praças, das tradições às memórias afetivas — é patrimônio e nos conecta como comunidade”, disse o prefeito Fernando Marroni.
“Este evento é uma oportunidade de aproximar a população de seus bens materiais e imateriais, reforçando o orgulho pelo nosso legado, inspirando novas gerações e fortalecendo o compromisso coletivo de preservar e manter viva a memória de Pelotas”, complementou a secretária de Cultura, Carmem Vera Roig.
A programação deste ano conta com visitação gratuita a seis prédios municipais - Casas Dois e Seis, Prefeitura de Pelotas (Paço Municipal), Theatro Sete de Abril, Estação Férrea, Museu Parque da Baronesa – e outros sete prédios públicos ou privados. Na maioria, a visita é guiada por agentes do Patrimônio – 85 voluntários se inscreveram e receberam treinamento dos arquitetos da Secult Liciane Almeida e Fábio Caetano. Também haverá um tour guiado pelo Centro Histórico, de iniciativa da UCPel (gratuito), e um tour pelo entorno da Praça Coronel Pedro Osório com guia de turismo (pago).
Entre as atividades, dezenas de opções voltadas às crianças (com jogos, contação de histórias, desenhos, passeios, musicalização infantil, entre outras) e para o público em geral haverá exposições (6), feiras (6), oficinas (3), roda de conversa, intervenção artística, grafite, uma caminhada cultural e apresentações musicais (6). Alguns eventos se repetem em dois ou nos três dias. O último evento, na Casa do Trabalhador, acontece na segunda-feira (18).