
Idosos com 60 anos ou mais poderão se vacinar neste fim de semana
O fim de semana será de drive-thru da vacinação para idosos com 60 anos ou mais em Pelotas. Neste sábado (17) e domingo (18), os integrantes desse grupo prioritário poderão se deslocar até o Centro de Eventos da Fenadoce para receber a 1ª dose da proteção contra o coronavírus, oferecida pela Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá disponibilizar 1,5 mil doses em cada dia, das 9h às 17h, mediante o seguinte cronograma:
- sábado (17) – pessoas com 60 anos completos no dia do drive, nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho; e
- domingo (18) - pessoas com 60 anos completos no dia do drive, nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro.
Idade completa
A SMS alerta todas as pessoas para a exigência de ter 60 anos completos ou mais no dia da imunização, respeitando o calendário divulgado, tanto para os drives quanto para as escolas. Serão vacinados apenas idosos com dessa faixa etária.

Serão 1,5 mil doses em cada dia de drive-thru ─ Foto: Rodrigo Chagas
Quais documentos?
Tanto nos drive-thrus quanto nas escolas municipais, quem for se vacinar com a primeira dose da vacina, deverá apresentar identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência na hora da aplicação.
Outro documento necessário é o atestado médico, para os seguintes casos:
- portadores de doenças reumáticas imunomediadas;
- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e
- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.
Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem, nas últimas quatro semanas, sintomas gripais ou demais doenças febris.
Agilize ao levar o formulário
A SMS pede que, preferencialmente, o formulário de vacinação seja levado previamente preenchido pelos idosos. Ele está disponível para download no hotsite do coronavírus, na aba ‘Formulário de Vacinação’, e as questões a serem respondidas se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”.
Ajude com doação
A Prefeitura de Pelotas lembra que a arrecadação de alimentos não perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene (entre eles, papel higiênico, absorventes, escovas dentais e outros) e limpeza (como sabão, álcool 70% e produtos desinfetantes) segue acontecendo nos pavilhões do Centro de Eventos.
Podem contribuir os contemplados com a vacina e seus acompanhantes. As doações são destinadas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Doações são entregues na saída dos pavilhões do Centro de Eventos ─ Foto: Rodrigo Chagas
Nas escolas: dias 20 e 22
O público com 60 anos ou mais também terá a oportunidade de receber a primeira dose na próxima terça (20) e quinta-feira (22), quando a vacinação chegar as sete escolas municipais espalhadas pelos bairros.
Veja mais
+ Vacinação chega para pessoas com 60 anos ou mais
Confira as fotos em alta resolução no Flickr da Prefeitura.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.