O programa possibilita ao contribuinte pelotense fazer a compensação de uma dívida tributária ou de outra natureza, por precatórios devidos pelo Município

Município lança programa CompensaPel

O programa possibilita ao contribuinte pelotense fazer a compensação de uma dívida tributária ou de outra natureza, por precatórios devidos pelo Município
Por César Soares 06-07-2022 | 17:00:22
Tags: ConpensaPel, Compensação tributária, Pelotas, PGM

A Prefeitura de Pelotas lançou, nesta quarta-feira (6), o programa municipal de Compensação Tributária (CompensaPel). A iniciativa pretende diminuir dívidas da Administração com precatórios e favorecer a quitação dos débitos dos contribuintes pelotenses que estejam na condição de devedores e credores do Município. 

Durante a oficialização do CompensaPel, a prefeita Paula Mascarenhas falou da aposta do governo nesse programa para atender a dois grandes fatores que dificultam os investimentos por parte da gestão. 

Lançamento do CompensaPel. Fotos: Gustavo Vara.

"Estamos buscando um equilíbrio. Há muitos contribuintes que são credores e, ao mesmo tempo, devedores do Município. A ideia do programa é que a gente possa fazer esse encontro de contas, a pessoa deixar de ser devedora e ficar em dia com o fisco municipal. Por outro lado, também pretendemos diminuir a dívida de precatórios que o Município tem, que é muito alta, o que penaliza muito a máquina pública. É um programa que só traz benefícios para todos os lados envolvidos", ressaltou Paula.  

Conforme o procurador-geral do Município (PGM), Eduardo Trindade, a proposta busca diminuir os passivos de precatórios da Prefeitura e, em contrapartida, favorecer os contribuintes que possuam dívida com a esfera municipal, a fim de que consigam acertar os seus débitos. "É importante lembrar que a pessoa física ou jurídica precisa ser titular do precatório e do débito inscrito em dívida, ou seja, necessariamente, deverá haver identidade de CPF ou CNPJ. Nos casos em que já houve o ajuizamento da execução fiscal, a pessoa que tiver interesse só poderá efetuar o pedido de compensação nos autos do processo, enquanto nos sem ajuizamento essa compensação será feita diretamente no setor de Dívida Ativa da PGM", reforçou. 

A prefeita Paula Mascarenhas ainda detalhou o programa ao presidente da Subseção Pelotas da OAB, Victor Gastaud, para que a instituição seja parceira da iniciativa, ajudando na divulgação ao repassar a todos os advogados que atuam nessas demandas para atingir o maior número de pessoas possível. Também participaram da reunião de lançamento do CompensaPel o secretário da Fazenda, Jairo Dutra, e a chefe de Gabinete Kelli Baum.

O CompensaPel

O programa foi criado pela Lei Municipal nº 6.648/2018 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 6.187/2019. Conforme a legislação, podem ser s até 100% dos débitos oriundos de tributos (IPTU, ISSQN, ITBI e outros) ou de outra natureza, que já estejam inscritos em Dívida Ativa no Município até 25 de março de 2015, ajuizados ou não. A compensação se dará com os precatórios emitidos pelo Município de Pelotas ao contribuinte de mesma titularidade do débito e do crédito. 

Todas as informações necessárias do processo de compensação e para aderir ao programa já estão disponíveis no site da prefeitura, neste link.

Notícias Relacionadas

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas