
Paula destaca ações para Primeira Infância em Pelotas
O processo de construção do Plano Municipal para Primeira Infância e as ações desenvolvidas no município para os pequenos foram destacados pela prefeita Paula Mascarenhas para representantes do Instituto da Infância (IFAN), organização que desenvolve ações de prevenção e cuidados a crianças no país.
Paula destacou a trajetória do Pacto Pelotas pela Paz, que desenvolve, desde 2017, programas direcionados às crianças, com estratégias de prevenção à violência. Existem trabalhos dedicados a auxiliar jovens que engravidaram precocemente, assim como acompanhamento de recém-nascidos e fortalecimento de vínculos entre pais e cuidadores e os pequenos, além da atuação nas escolas. Mais recentemente, ocorreu a adesão às atividades da Rede Brasileira Urban95, que busca mudanças urbanísticas em cidades voltadas aos pequenos.
“É essencial ter um governo municipal que olhe para as crianças. Nossa missão maior é cuidar da cidade e das pessoas, e por isso devemos voltar o olhar, em primeiro lugar, para aquelas que iniciam a vida, as quais têm maior chance de serem protegidas e se tornarem adultos mais seguros e capazes. Precisamos colocar todas as políticas públicas dos projetos voltados a esse público em uma sequência lógica, com critérios e metas, a fim de organizar o que vem sendo feito de forma a ter sentido e perenidade, e envolver toda a sociedade”, pontuou a prefeita.
O processo de criação do PMPI de Pelotas teve início em abril de 2021, quando a prefeita conheceu o projeto Primeira Infância da Rede Urban95. Em junho, foi instituído o Comitê Intersetorial, que reúne representantes de todas as secretarias. Já em novembro, o diagnóstico da Primeira Infância da cidade foi apresentado. O último passo dado foi em março deste ano, com a oficina de construção do planejamento estratégico. A previsão é que o Plano Municipal para Primeira Infância da cidade seja concluído e aprovado ainda no primeiro semestre de 2022.
“Pelotas tem sido uma referência para nós e é muito importante que seja dada essa motivação para outros prefeitos. Vamos passar o recado para que outros gestores também se interessem”, afirmou Ely Harasawa, consultora do IFAN, que participou do encontro junto de Nina Ribeiro, também integrante da entidade.