Mais de 27 mil alunos retornam para a rotina escolar nas 94 Emeis e Emefs de Pelotas

Prefeita acompanha volta às aulas na rede municipal

Mais de 27 mil alunos retornam para a rotina escolar nas 94 Emeis e Emefs de Pelotas
Por Marina Amaral 23-02-2023 | 17:07:49
Tags: educação , prefeita , volta às aulas , 2023 , ano letivo

Nesta quinta-feira (23), mais de 27 mil alunos da rede municipal de ensino de Pelotas voltaram às aulas. Para acompanhar o retorno, a prefeita Paula Mascarenhas visitou as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef) Afonso Vizeu e de Ensino Infantil (Emei) Vinícius de Moraes, no bairro Areal, que, juntas, somam mais de 770 estudantes.

“Fiz questão de estar no ambiente escolar e conversar com alunos, professores e equipes diretivas para sentir esse clima tão bacana e contagiante de reinício das aulas. Que seja um lindo ano para todos nas nossas 94 escolas da rede municipal, que tanto orgulham a sociedade pelotense. Sabemos que a educação é o caminho para melhorar o mundo”, frisou Paula. 

Fotos: Rodrigo Chagas e Gustavo Vara

Também estiveram presentes nas visitas a chefe de Gabinete, Kelli Baum, e a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira.

Mais de 600 alunos voltam na Afonso Vizeu

Um total de 619 alunos retornaram às atividades escolares na Emef Afonso Vizeu, que funciona nos turnos da manhã e tarde e conta com 60 professores e 18 funcionários. A preparação para a volta às aulas começou no início de fevereiro, como contou Alessandra Gusmão, diretora há 14 anos. De lá para cá, foram feitas adaptações na estrutura física e reuniões com a coordenação e equipe diretiva para organizar o ano letivo de 2023, que terá várias mudanças na matriz curricular. Por isso, foram realizados encontros entre professores e pais e responsáveis, para informá-los sobre as novas disciplinas e a volta da avaliação por nota, além de como seria a acolhida de alunos novos. 

“Sempre procuramos ver se os espaços da escola estão de acordo, com ventiladores funcionando e o piso em boas condições. Também fizemos marcações das quadras esportivas, ajeitamos a pracinha da pré-escola e outras manutenções pontuais, a fim de receber os alunos da melhor forma possível”, afirmou Alessandra. 

Fotos: Gustavo Vara

Muita alegria e animação para os pequenos

Na Emei Vinícius de Moraes, 160 crianças, 12 professoras e 21 funcionários se reuniram nesta quinta-feira para o início do ano letivo. Pinturas de rosto, música, pipoca no intervalo e brincadeiras na pracinha, durante a aula de Educação Física, marcaram o primeiro dia dos pequenos. 

O contato com os pais dos alunos, principalmente do berçário, foi mantido durante todo tempo, por eles estarem em fase de adaptação nessa idade. Segundo a diretora Michele Bueno, tudo correu conforme planejado. “Nos preparamos com bastante alegria para receber os nossos alunos, com a escola decorada e animada, muita música e brincadeiras, o que é a cara da educação infantil”, comentou. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Segurança reforçada nas escolas

A fim de garantir segurança à comunidade escolar, a Guarda Municipal (GM) possui uma patrulha específica que realiza, exclusivamente, o policiamento com viaturas no entorno das escolas de Pelotas. Com a retomada das aulas nesta quinta-feira, de acordo com a comandante da GM, Cíntia Aires, as equipes da Ronda Escolar intensificaram as vistorias, especialmente nos períodos de entrada e saída de estudantes e nos intervalos.

Fotos: Rodrigo Chagas

Além da comunidade escolar, os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que se encontram próximo das escolas do Município, também são beneficiados com o reforço da segurança. 

Para o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a expectativa é que se possa manter e fortalecer a Ronda Escolar, que foi reativada em 2022, com o ingresso dos novos guardas municipais. “Será um reforço para a comunidade escolar e os cidadãos do entorno das escolas do Município”, disse.

Na Emei Vinícius de Moraes, por exemplo, já ocorreram casos em que foi necessário acionar a Ronda Escolar da Guarda Municipal, como lembrou a diretora Michele, e, em todas as situações, a resposta foi rápida. “É essencial a presença do patrulhamento, para ter o suporte e segurança da comunidade escolar e alunos garantidos”, completou.

Notícias Relacionadas

Intensificado o enfrentamento ao trabalho infantil

Intensificado o enfrentamento ao trabalho infantil

Prova Nacional Docente ocorre neste domingo

Prova Nacional Docente ocorre neste domingo

SME promove evento voltado à educação para as relações étnico-raciais

SME promove evento voltado à educação para as relações étnico-raciais

SME realiza formação com professores de AEE

SME realiza formação com professores de AEE