Foram distribuídos na ação kits com informações sobre violência e indicações de a quem recorrer, além de absorventes higiênicos

Prefeita participa da Blitz Lilás pelo Dia da Mulher

Foram distribuídos na ação kits com informações sobre violência e indicações de a quem recorrer, além de absorventes higiênicos
Por Ascom 08-03-2022 | 16:55:53
Tags: dia da mulher, 8 de março, violência contra a mulher, violência psicológica

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, foi realizada nesta terça-feira (8), a Blitz Lilás, no Largo do Mercado Central. A ação, que faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, contou com a participação da prefeita Paula Mascarenhas que, juntamente com integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil e servidores municipais, abordou as pessoas que passam pelo local para chamar a atenção da violência contra a mulher.

Fotos: Michel Corvello

A equipe entregou kits com a cartilha “Você não está sozinha”, o Violentômetro, e absorventes higiênicos – arrecadados pela campanha “Eu Menstruo”, realizada pelo Município em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na abordagem algumas mulheres já revelavam terem vivido ou estarem vivendo alguma situação de violência, e eram orientadas sobre os serviços onde poderiam procurar auxílio.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Assistência Social (SAS), Manoela Rodrigues, apontou que violência psicológica, uma das mais comuns, precisa ser identificada logo no início, pois além de afetar a saúde física e psicológica feminina, pode avançar para algo mais grave. “Costuma ser o primeiro indício de um relacionamento abusivo”, afirma Manoela.

A coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Claudia Pinho Hartleben, Paola Fernandes, diz que é necessário falar sobre violência psicológica, sobre o direito de cada mulher de ser respeitada, de andar pelas ruas sem medo da violência.

Fotos: Rodrigo Chagas

Outras blitzes serão realizadas durante o mês de março. Participaram da ação representantes das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária e de Cultura, da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar e da Guarda Municipal, da Delegacia da Mulher da Polícia Civil, do Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (Gamp) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.

Mês da Mulher

O Mês da Mulher da Pelotas tem como tema “Não tire o batom vermelho”, com o objetivo de incentivar a autonomia, a autoestima, o empoderamento feminino e levar o debate sobre a questão da violência psicológica ao público. 

Confira a programação completa (outras ações ainda serão acrescentadas):

Autocuidado

Uma parceria com o Senac vai oferecer cuidados a mulheres de diversos segmentos e orientações sobre autocuidado. A ação é organizada pela Secretaria de Assistência Social, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

Quarta-feira (9) – Mulheres atendidas na Casa Luciety receberão os cuidados

Quarta-feira (16) – Mulheres atendidas no Centro de Referência da Mulher irão ao Senac para participar

Quarta-feira (23) – Técnicas do Centro de Referência da Mulher irão ao Senac serão beneficiadas

Segurança Pública

A Guarda Municipal participará de um curso de capacitação intitulado “Atuação no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – um diálogo necessário”, dividido em cinco dias, das 8h30min às 17h30min. O evento, organizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, será na sede da SSP, na Estação Rodoviária, 3º andar. A capacitação será dividida:

Dia 9 – Aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha e aplicação, com abertura feita pela prefeita Paula Mascarenhas;

Dia 10 – Empoderamento Feminino;

Dia 11 – A violência doméstica, feminicídios, estatísticas, direitos humanos e atuação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no âmbito municipal;

Dia 16 – Entendendo a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, baseada em gênero e atitudes sociais;

Dia 17 – Aula prática, com visitas, com a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar.

Oficinas

Enfrentamento – 3ª edição do projeto Enfrentamento, que realiza cursos e oficinas que qualificam mulheres em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, sempre das 13h30min às 17h30min. 

As oficinas, organizadas pelo Mapa de Oportunidades – ligado ao Pacto Pelotas pela Paz -, SAS, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária - serão realizadas na Secretaria de Cultura, na praça Coronel Pedro Osório, 2, sala 1. Confira:

Dia 14 – Círculo da paz;

Dia 15 – Oficina de Artesanato;

Dia 16 – Tarde de autocuidado, em parceria com o Senac;

Dia 17 – Oficina de Aromatizadores;

Dia 18 às 13h30min – Oficina de Crochê

Dia 18 às 16h30min – Sarau com a exposição de fotos com o tema “Não tire o Batom Vermelho”, na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal.

Círculos da Paz para meninas

Entre os dias 21 e 23, serão realizados Círculos da Paz para meninas em seus territórios de moradia. O evento é organizado pela coordenação do Pacto Pelotas pela Paz, em parceria com a SAS, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e SSP.

Workshop

Dia 24 às 10h, haverá o workshop “Não tire o Batom Vermelho”, sobre violência psicológica, no Pelotas Parque Tecnológico, à avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal. Serão abertas inscrições para o público, com vagas limitadas.

O evento é organizado pela SAS, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

Entrega de material

Dia 28, às 10h, haverá uma roda de conversa sobre os tipos de violência contra as mulheres, na Casa Luciety, com entrega da cartilha “Você não está sozinha”e do Violentômetro.

Seminário

Dia 31, das 8 às 12h e das 14 às 17h, o Parque Tecnológico receberá o seminário sobre ‘Prevenção à Violência Contra a Mulher’, para a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e parceiros. 

A ação é organizada pela coordenação do Pacto Pelotas pela Paz e Observatório Municipal de Segurança Pública, em parceria com a SAS, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

Notícias Relacionadas

Cadastro Único e Cras Centro estarão fechados nesta sexta-feira

Cadastro Único e Cras Centro estarão fechados nesta sexta-feira

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

O afeto tomou conta da Fenadoce com o Família Acolhedora

O afeto tomou conta da Fenadoce com o Família Acolhedora

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação