
Vôlei Sentado é a nova modalidade inclusiva oferecida pela Prefeitura
A Prefeitura de Pelotas dá início, no dia 4 de abril, a um novo projeto na área do paradesporto - o Vôlei Sentado. Desenvolvido pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), a modalidade é indicada para amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora, a partir dos 13 anos, sem limite de idade. As atividades serão no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”, nas segundas e sextas-feiras, às 15h30, de forma gratuita.
As aulas serão ministradas pelo professor Ingo Stumm Júnior, coordenador do Sacada Cidadã, projeto de iniciação ao vôlei. Com experiência no vôlei convencional, o professor considera um grande desafio poder trabalhar com essa modalidade paralímpica, enxergando o potencial inclusivo que o esporte tem na vida de pessoas com deficiência. Ao participar das Paralimpíadas Escolares em 2021, Ingo teve a oportunidade de conhecer mais sobre a prática que traz para Pelotas.
“Os maiores diferenciais do vôlei sentado estão atrelados aos seus benefícios tanto para o atleta quanto para a inclusão social. As pessoas com deficiência, que começam a praticar o esporte, têm muitas oportunidades como fortalecer relações de amizade por meio da prática, participar de competições, superando seus limites, melhorar a saúde e aspectos referentes à deficiência, como o caso de dor crônica, manter-se ativas, com uma considerável melhora na disposição e diminuição de cansaço físico, diminuir a ansiedade, a depressão, e melhorar o estado de humor, além de adquirir mais independência”, explicou o professor e coordenador do projeto.
Interessados em participar das aulas podem se inscrever diretamente no Ginásio Municipal, rua Álvaro Chaves, 2.000, ou pelos telefones (53) 3222.1592 e 98444.1968.
Arthur Campos é um dos quatro primeiros inscritos na modalidade paradesportiva. Imagens: Divulgação/Smed
Sobre Vôlei Sentado
Com as mesmas regras e características de uma partida tradicional, o Vôlei Sentado funciona de forma adaptada. São seis jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets têm 25 pontos corridos e, o Tie-Break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets. A quadra mede dez metros de comprimento por seis de largura. A altura da rede é de 1,15 metro no masculino e 1,05 metro no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos.