A primeira etapa de preparação para o programa iniciou-se nesta quarta-feira e prossegue em formato on-line

Atividades de formação do Proapi ocorrem até sábado

A primeira etapa de preparação para o programa iniciou-se nesta quarta-feira e prossegue em formato on-line
Por Carol Quincozes 21-02-2024 | 17:19:31
Tags: formação de professores, proapi

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (21), a atividade de formação para professores atuantes nas oito Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) integrantes do Programa de Atenção Precoce na Infância (Proapi). A programação ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e visa preparar os educadores para a participação no projeto, que contemplará, nesta etapa, a microrregião do Fragata. 

Professores partuicipam da formação - Fotos: Michel Corvello

A primeira parte de formação do Proapi teve início na segunda-feira (19), sendo o terceiro dia do processo. Na sexta-feira (23) e sábado (24), as atividades continuam de forma on-line.

Para a coordenadora adjunta do Proapi, Franciele Carlan, o Fragata foi escolhido via mapeamento dos bairros do município, já que a região aponta diversidade na realidade de alunos, professores e instituições, contemplando a proposta do Programa. “Para professores poderem trabalhar com intervenção precoce, é necessária a formação. É uma grande conquista para Pelotas ser escolhida pelo Ministério da Educação para representar esse projeto, que é piloto no país”, comemora.

A Emei Monteiro Lobato tem 140 alunos, funciona de forma integral e é uma das instituições participantes do Proapi. Para a diretora Fernanda Alcântara, o projeto será um facilitador, não apenas no trabalho dos professores, mas, também, na atuação de diretora da instituição. “São muitas expectativas. O impacto dessa formação e do programa é muito grande, um presente para a escola.”

Participam da formação e atuam conjuntamente no Programa as coordenadoras da Educação Infantil da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Thaiana Philipsen, Jaqueline Silveira e Jaqueline Manske e, também, as coordenadoras do Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para Aprendizagem (Capta), Pâmela Araújo, Juliana Martins e Nathana Saraiva.

Início do ano letivo no Fragata

As escolas integrantes do Programa de Atenção Precoce na Infância terão o início das aulas, para os alunos, em data diferenciada. As atividades das Emeis Anita Malfati, Cassiano Ricardo, Darcy Ribeiro, Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa, Mário Quintana, Monteiro Lobato e Zola Amaro começarão nesta quinta-feira (22).

Notícias Relacionadas

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil