ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Atividades de formação do Proapi ocorrem até sábado

A primeira etapa de preparação para o programa iniciou-se nesta quarta-feira e prossegue em formato on-line

Por Carol Quincozes 21-02-2024 | 17:19:31

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (21), a atividade de formação para professores atuantes nas oito Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) integrantes do Programa de Atenção Precoce na Infância (Proapi). A programação ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e visa preparar os educadores para a participação no projeto, que contemplará, nesta etapa, a microrregião do Fragata. 

Professores partuicipam da formação - Fotos: Michel Corvello

A primeira parte de formação do Proapi teve início na segunda-feira (19), sendo o terceiro dia do processo. Na sexta-feira (23) e sábado (24), as atividades continuam de forma on-line.

Para a coordenadora adjunta do Proapi, Franciele Carlan, o Fragata foi escolhido via mapeamento dos bairros do município, já que a região aponta diversidade na realidade de alunos, professores e instituições, contemplando a proposta do Programa. “Para professores poderem trabalhar com intervenção precoce, é necessária a formação. É uma grande conquista para Pelotas ser escolhida pelo Ministério da Educação para representar esse projeto, que é piloto no país”, comemora.

A Emei Monteiro Lobato tem 140 alunos, funciona de forma integral e é uma das instituições participantes do Proapi. Para a diretora Fernanda Alcântara, o projeto será um facilitador, não apenas no trabalho dos professores, mas, também, na atuação de diretora da instituição. “São muitas expectativas. O impacto dessa formação e do programa é muito grande, um presente para a escola.”

Participam da formação e atuam conjuntamente no Programa as coordenadoras da Educação Infantil da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Thaiana Philipsen, Jaqueline Silveira e Jaqueline Manske e, também, as coordenadoras do Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para Aprendizagem (Capta), Pâmela Araújo, Juliana Martins e Nathana Saraiva.

Início do ano letivo no Fragata

As escolas integrantes do Programa de Atenção Precoce na Infância terão o início das aulas, para os alunos, em data diferenciada. As atividades das Emeis Anita Malfati, Cassiano Ricardo, Darcy Ribeiro, Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa, Mário Quintana, Monteiro Lobato e Zola Amaro começarão nesta quinta-feira (22).

Tags

formação de professores, proapi

Carregando 0%
Carregando 0%