ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Atleta do QLNB garante pódio em Brasília

Taylor Macedo conquistou medalha de bronze nos JEBs

Por César Soares 05-11-2023 | 11:18:44

Teve pelotense medalhista nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) realizados neste fim de semana, em Brasília. O jovem Taylor Macedo, de 12 anos, integrante do projeto Quem Luta Não Briga (QLNB) da Prefeitura de Pelotas, ficou em terceiro lugar, na categoria Série Prata, de Taekwondo e conquistou a medalha de bronze.

Taylor participou da competição, integrando a Seleção Gaúcha Escolar de Taekwondo composta por outros oito estudantes. Na tarde de sábado (4), ele venceu o adversário de Roraima e assegurou um lugar no pódio. Outro pelotense que esteve nos JEBs, na capital federal, foi Cristian Soares que não conseguiu classificação de pódio, mas teve uma grande atuação. Taylor é estudante da Emef Jornalista Deogar Soares e Cristian da Emef Piratinino de Almeida.

Taylor Macedo conquistou medalha de bronze nos JEBs. Foto: divulgação QLNB

Conforme o treinador da equipe do QLNB, Rossano Diniz, a competição é conclusão de um projeto montado organizado desde janeiro e quem tem oportunizado grandes experiências para os meninos. “Foi a primeira vez que eles andaram de avião, primeira vez em Brasília, cidade importante do país e esse é o papel do projeto, o de construir valores que vão impactar muito na vida deles”, avaliou Diniz.

Atleta garantiu presença no pódio. Fotos: divulgação QLNB

O Quem Luta Não Briga volta aos tatames com a garotada em mais duas competições até o final do ano: A Copa Sapucaia do Sul, no dia 3 de dezembro e, retornam a Brasília para a Copa do Brasil de Taekwondo, no dia 16 de dezembro.

O QLNB

O projeto Quem Luta Não Briga é desenvolvido pelo departamento de Desporto da Secretaria Municipal de Educação e integra o eixo Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz. A iniciativa conta ainda com a parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Escola Superior de Educação Física (Esef), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cufa Pelotas e Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. Foi criado em 2011 e já atendeu milhares de jovens pelotenses com a prática do Taekwondo.

Atualmente, o projeto atende, gratuitamente, cerca de 600 jovens em 5 núcleos em pontos estratégicos da cidade, oferecendo a prática da arte marcial na Modalidade Esportiva de Combate Olímpico, da iniciação esportiva ao alto rendimento.

Os JEBs

Os Jogos Escolares Brasileiros 2023 são conduzidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Ministério do Esporte, começaram no dia 28 de outubro e se estendem até a próxima quarta-feira (8), envolvendo 6.714 pessoas entre atletas e comissões técnicas de 18 modalidades esportivas. A principal competição estudantil do país foi criada em 1969, mas parou em 2004 sendo retomada em 2021. Os atletas são estudantes das redes de ensino pública e privada, entre 12 e 14 anos.

QLNB, Quem Luta não Briga, medalha, Brasília, Taylor, Prefeitura de Pelotas