Pulverização do inseticida em superfícies é um dos métodos para controlar a população do mosquito Aedes

Combate à dengue tem aplicação de Fludora pela Vigilância em Saúde

Pulverização do inseticida em superfícies é um dos métodos para controlar a população do mosquito Aedes
Por César Soares 08-02-2024 | 16:18:36
Tags: combate à dengue , aplicação , inseticida , Fludora , mosquito , Aedes Aegypti

As equipes de combate ao mosquito Aedes Aegypti, da Vigilância em Saúde do Município, realizaram, na quarta-feira (7), pulverização do inseticida Fludora. O trabalho foi feito em diferentes pontos de estabelecimentos comerciais localizados no bairro Simões Lopes, onde foram identificados focos do mosquitos. 

Aplicação do inseticida no Simões Lopes. Fotos: Lucas Pereira

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado, esse tipo de trabalho é feito em pontos estratégicos, onde é verificada a ocorrência de algum foco ou quando alguém resulta positivo para a doença. "Esse produto não é utilizado indiscriminadamente e, sim, quando são verificados casos confirmados de focos do mosquito. É usado de forma mais direcionada", disse, explicando que essas aplicações têm sido semanais.

O trabalho

A aplicação do produto, também conhecido como inseticida perifocal, utilizado para matar mosquitos na fase adulta, é capaz de alcançar pontos específicos de difícil acesso. O Fludora também elimina larvas e é composto por Flupiradifurone e Transflutrina (Fludora Co-max), sendo para uso em Ultra Baixo Volume (UBV), por nebulização, com equipamento costal ou motorizado. 

Ainda conforme Aline, o cenário de Pelotas é de atenção e preocupação, considerando a explosão de casos em cidades do mesmo porte e até menores. O cuidado de todos é fundamental para evitar uma onda da doença. "É importante frisar e repetir que a gente só vai mudar o curso, para não termos um surto epidêmico aqui, se trabalharmos na prevenção, eliminando os criadouros do mosquito, já que ainda não temos a vacina. E isso envolve a conscientização de toda a população", reiterou Aline.  

Boletim epidemiológico

2024

Focos do mosquito – 37

Bairros: Fragata, Três Vendas, Barragem, praia do Laranjal e Centro

Casos de dengue - quatro (um autóctone e três importados)

Outras informações

Dúvidas e orientações sobre o combate ao mosquito podem ser esclarecidas e obtidas pelo telefone do Programa Aedes, pelo WhatsApp (53) 99115-6284, ou pela Ouvidoria da Saúde (53) 3284.7709. 

Notícias Relacionadas

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

Pop Center  terá Dia D de Vacinação na segunda-feira

Pop Center terá Dia D de Vacinação na segunda-feira