
Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros
A Prefeitura integra a lista de participantes do projeto Sistema de Alerta para Pessegueiros, instituído pela Embrapa Clima Temperado há 16 anos. Nesta semana, em reunião, foram traçadas as diretrizes do plano de trabalho para a safra deste ano. A cultura do pessegueiro é uma das principais cadeias produtivas da região de Pelotas, agregando os municípios de Canguçu e Morro Redondo.
Os integrantes do projeto Sistema de Alerta da mosca-da-fruta – Embrapa Clima Temperado, Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas (STAFP), secretarias de Desenvolvimento Rural de Morro Redondo e Canguçu e os escritórios municipais da Emater dessas duas localidades – definiram que as reuniões serão virtuais, semanais, às quartas-feiras, às 8h30min. Às terças-feiras, será feito o levantamento nos pontos onde estão colocadas as iscas. O resultado será informado no boletim semanal, elaborado pelo mesmo grupo.
Pelotas conta com 3.097 hectares de área cultivada com pessegueiros mais 163 hectares de pomares irrigados. A mosca-da-fruta é uma das principais pragas que comprometem as safras. Com o Sistema de Alerta, grupo técnico volta atividades ao controle do inseto. Algumas propriedades sediam unidades de monitoramento, contando com levantamento semanal de moscas que caíram nas iscas. Esse processo serve de base para orientação sobre medidas adequadas a serem adotadas pelos produtores.
O Sistema de Alerta para a cultura do pessegueiro visa auxiliar os produtores no manejo da mosca-da-fruta. O controle da praga é fundamental para o resultado positivo da safra. Os produtos indicados para uso são todos registrados. Os boletins semanais com as dicas e orientações são amplamente divulgados.