
Família Acolhedora de Pelotas é destaque em evento estadual
A Prefeitura de Pelotas foi convidada para participar do Encontro sobre Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras, realizado na manhã desta terça-feira (5), na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O convite ao secretário de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos, se deu em razão da experiência considerada exitosa de Pelotas – três abrigos já puderam ser fechados desde a adesão ao programa, reduzindo de seis para três. Atualmente, o Município tem 87 crianças e adolescentes afastadas temporária ou permanentemente das famílias, por diferentes razões. Dessas, 54 estão em abrigos e 33 em acolhimento familiar.
O objetivo do evento estadual era sensibilizar e instrumentalizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, sobre as possibilidades de implementação do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras nos municípios, compartilhar experiências e comparar com os acolhimentos institucionais de forma a contribuir com a ampliação do processo familiar no Estado, onde ainda não foi plenamente implantado.
Passos participou da mesa sobre “O Acolhimento em Famílias Acolhedoras a partir de diferentes olhares: potencialidades e desafios”, ao lado de dois promotores da Infância e da Juventude – de Santo Ângelo, Renato Moura Tirapelle; e, de Carazinho, Adriana Costa - e da coordenadora do Serviço de Família Acolhedora do Abrigo João Paulo II, de Porto Alegre, psicóloga Suzana Morais Pellegrini. O secretário, que falou sobre o avanço do Programa em Pelotas, acredita que "o evento pode ser um divisor de águas quanto à implementação da iniciativa em outras cidades do Estado".
O encontro foi promovido pelo Ministério Público Estadual, Governo do Estado e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).