
Município faz testagem para combate a hepatites virais
No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso à detecção de hepatites do tipo B e C. No Mercado Central, dezenas de pessoas receberam orientações sobre a doença e puderam realizar, gratuitamente, os testes.
Testagem gratuita no Mercado. Fotos: Michel Corvello
Conforme a responsável técnica pelas ações de combate às hepatites da SMS, enfermeira Daniele Cougo, a ideia é estimular a prevenção, já que, segundo levantamento recente da Secretaria Estadual da Saúde, as regiões de Pelotas e Rio Grande despontam com os maiores números de infectados por hepatites B e C. Os registros apresentam a média de cerca de 30 detecções por mês, de contágio com algum desses dois tipos da doença. “Essas ações buscam alcançar a população para que a gente tenha uma microeliminação da hepatite até 2030, o que é uma meta do Ministério da Saúde, chegando até o usuário, tratando essa doença, que é silenciosa, e evitando a transmissão”, detalhou.
Além das atividades nesta data, a profissional lembra que os testes também estão à disposição da comunidade em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e que os medicamentos, hoje, são pangenotípicos (atuam em todos os genótipos da hepatite) e de fácil acesso. A transmissão da hepatite pode ocorrer por meio de relações sexuais, compartilhamento de instrumentos de uso de drogas, ou de tatuagens, procedimentos em serviços de manicure, de hemodiálise, entre outras formas.