Evento reúne gestores e técnicos da área da saúde de 15 municípios da região Sul

Município promove encontro regional sobre Atenção Primária

Evento reúne gestores e técnicos da área da saúde de 15 municípios da região Sul
Por Micael Carvalho 27-07-2022 | 16:22:28
Tags: atenção primária , protocolo de acolhimento , classificação de risco , encontro regional , saúde

A Prefeitura de Pelotas promoveu, nesta quarta-feira (27), no Cenáculo, um encontro com as gestões de saúde de diversas cidades da região Sul do Estado. A atividade, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve o objetivo de aproximar os serviços desempenhados pelos municípios na Atenção Primária, a partir do compartilhamento de experiências.

A proposta do evento surgiu através da solicitação de outros municípios da região para conhecerem o protocolo de acolhimento e classificação de risco, implantado na Rede de Atenção Primária de Pelotas pelo programa Acolhe Bem. Ao todo, participaram secretários, representantes e coordenadores de Atenção Primária de 15 municípios: Amaral Ferrador, Arroio Grande, Camaquã, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Santa Vitória, Santana da Boa Vista, São José do Norte e São Lourenço.

Fotos: Divulgação/SMS

De acordo com a titular da SMS, Roberta Paganini, compartilhar a experiência de Pelotas com os demais municípios é fortalecer o serviço de saúde da região. “É fundamental estarmos alinhados. Quanto mais qualificada estiver a Atenção Primária da região como um todo, mais se fortalece o Sistema Único de Saúde e, consequentemente, a condição da saúde pública da população. Se tivermos uma Atenção Primária mais resolutiva, menos demandas iremos gerar para a Atenção Especializada e Hospitalar”, destacou a secretária.

Durante o encontro, foi apresentado para os demais gestores municipais o processo de implementação do protocolo de acolhimento e classificação de risco em Pelotas. Construção participativa, sensibilização da equipe, interdisciplinaridade e interconsulta, foram pontos expostos a partir da experiência pelotense.

Pelo novo formato, instituído em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em abril deste ano, ao chegar ao serviço, o usuário é acolhido pelo profissional, passa pelo processo de identificação do quadro de saúde e seu atendimento é programado. O método amplia e agiliza o acesso do cidadão ao atendimento.

Segundo a SMS, existe a expectativa, ainda, da realização de outras edições do evento, promovendo o fortalecimento da rede de saúde entre as gestões municipais vizinhas.

Notícias Relacionadas

PIM-PCF receberá 35 novos visitadores

PIM-PCF receberá 35 novos visitadores

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

UBS na Rua presta 88 atendimentos médicos e de enfermagem

UBS na Rua presta 88 atendimentos médicos e de enfermagem

Prefeitura discute prevenção ao suicídio

Prefeitura discute prevenção ao suicídio