Novo formato de atendimento à população, nas UBSs e Ubais, por meio da classificação de risco, registra mais de 20 mil acolhimentos

Paula avalia primeiro mês do programa Acolhe Bem

Novo formato de atendimento à população, nas UBSs e Ubais, por meio da classificação de risco, registra mais de 20 mil acolhimentos
Por César Soares 03-05-2022 | 15:49:02
Tags: acolhe bem , ubss , saúde , postos , sítio floresta , loteamento osório

O programa Acolhe Bem completa, nesta quarta-feira (4), um mês de funcionamento com mais de 20,8 mil atendimentos pelo sistema de acolhimento. Para avaliar o novo formato, a prefeita Paula Mascarenhas visitou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Sítio Floresta e Loteamento Osório nesta terça-feira (3).

Fotos: Gustavo Vara

Nas UBSs, a chefe do Executivo conversou com médicos e enfermeiros das equipes de saúde, verificou as necessidades de trabalho e ouviu usuários. 

"Com esse novo formato, todos são atendidos, as pessoas se sentem respeitadas. Saio muito satisfeita com o que vi, porque as equipes estão achando muito boa a mudança. Ouvindo a população, recebi uma avaliação muito positiva, o que mostra que estamos no caminho certo. Vou seguir visitando as Unidades para conversar com as pessoas. Estando mais próximos da realidade da cidade e da vida das pessoas, a gente tende a acertar e melhorar mais", ressaltou Paula. 

A dona de casa Roselaine Alves, moradora do Sítio Floresta, aguardava atendimento para o filho e opinou sobre o sistema de acolhimento. Ela destacou a melhora percebida no serviço. "Muitas vezes, a gente vinha de madrugada para tirar ficha. Agora, se não é grave, eles já atendem e, se é grave, encaminham para o médico. Muito melhor do que enfrentar aquelas filas e sem saber se conseguiria atendimento", reiterou.

Fotos: Gustavo Vara

Avaliação e números

De acordo com a diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Soares, apesar de necessidades pontuais em algumas Unidades e ajustes nas equipes de médicos, o resultado até agora é positivo. "Temos notado que a população está mais satisfeita e estamos conseguindo organizar a demanda das Unidades. Acabamos 100% com as fichas. Hoje, as pessoas procuram nossas UBSs, são acolhidas, classificadas e, em seguida, atendidas", avaliou Luciana.

Em 30 dias, o programa Acolhe Bem já realizou 20.846 atendimentos, conforme a classificação de risco por cores. Confira:

  • 51 – vermelhos;
  • 1.675 – amarelos;
  • 7.304 – verdes;
  • 11.816 – azuis.

Como funciona o Acolhe Bem

O sistema de acolhimento, que já estava sendo adotado por várias Unidades, foi uniformizado e teve o acréscimo de um protocolo de atendimento baseado na classificação de risco, estendido a todas as 50 UBSs e às duas Ubais (Navegantes e Lindoia) da rede de Atenção Primária do Município. 

De acordo com a normatização amparada pelo Protocolo Municipal de Classificação de Risco, desenvolvido pelas equipes da SMS, toda pessoa que for a algum posto será acolhida por um profissional de saúde e classificada com cores conforme o risco, tendo em vista os sintomas identificados. A divisão é a seguinte:

- cor vermelha - suporte necessário imediato e acionamento do Samu;

- cor amarela - condutas adotadas na própria Unidade e, se preciso, encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Areal);

- cor verde - atendimento garantido no mesmo dia, por um médico ou enfermeiro; e,

- cor azul - indica condições não agudas, com agendamento para atendimento posterior.

Notícias Relacionadas

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência