
Paula prestigia a abertura do I Fórum de Educação Inclusiva
Evento aberto pela prefeita reuniu profissionais de educação especial de Pelotas e outras 17 cidades da região. Fotos: Michel Corvello
A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz estiveram presentes, na manhã desta sexta-feira (24), na abertura do Fórum Intermunicipal Permanente de Educação Inclusiva (Fipei), realizado no auditório Dom Antônio Zattera. A iniciativa foi organizada pela Prefeitura, juntamente com o Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para Aprendizagem (Capta) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed).
“Temos muito orgulho do trabalho que vem sendo feito. Na educação, estamos sempre construindo e buscando novas possibilidades. A verdadeira educação, por natureza, é inclusiva e é a ferramenta mais poderosa de transformação”, declarou a prefeita.
O evento contou com a participação de profissionais de educação especial de Pelotas e de outros 17 municípios da Zona Sul, para compartilhar experiências, discutir pontos de convergência e divergência e apresentar novas alternativas para a construção de uma educação inclusiva na rede de ensino.
Para a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, a ideia do fórum surge da necessidade de discutir políticas de inclusão escolar de alunos com deficiência e, também, sob diversas perspectivas, como gênero, raça, etnia, orientação social e situação socioeconômica. “As redes municipais, se fortalecidas e interconectadas, conseguem prever e superar desafios e limitações acerca da inclusão nos nossos municípios”, finaliza.