
Prefeita abre oficialmente a programação do Dia do Patrimônio
Na tarde desta sexta-feira (13), a prefeita Paula Mascarenhas participou da abertura oficial do Dia do Patrimônio 2021. Pelo segundo ano consecutivo, o evento, que tem o objetivo de valorizar a história da cidade e de seu patrimônio arquitetônico, é realizado de forma virtual pelo Município, adaptado à realidade da pandemia. Nesta edição, as atividades seguem o tema “Memórias culturais: revisitando modos de ser e de viver”.

Foto: reprodução da internet
Em sua manifestação, Paula destacou que o mote deste ano estimula que o público pense sobre a importância do patrimônio. "O tema escolhido é extremamente rico e dá margem a discussões muito profundas. Porque no fim das contas, ao falarmos da nossa cidade, história e cultura, nós estamos falando de nós mesmos", destacou a chefe do Executivo pelotense.
Na sequência à abertura, teve início uma conversa sobre "Modos de ser e de viver no enfrentamento às pandemias", mediada pela representante da secretaria de Cultura, a gerente de Manifestações Populares, Helenira Brasil. A apresentação foi feita por um dos autores do livro ‘Morrer e viver na Peste: Epidemia na História’, o professor de história Fábio Vergara Cerqueira.
"A ideia de escrever o livro surgiu no início de março de 2020 e teve como objetivo alargar a compreensão de que a ciência é necessária, deixa um legado positivo para compreender as epidemias", afirmou o professor durante sua fala.
O evento deste ano se estende até domingo (15) e contará com programação online e alguns eventos presenciais para evitar aglomerações. Entre as atividades previstas estão exposições, lives e visitas virtuais aos museus que poderão ser acessados via plataformas digitais. Entre as programações presenciais está uma edição do Mercado das Pulgas no Largo Edmar Fetter, no sábado (14).