
Prefeitura e instituições parceiras promovem Carreteiro Solidário
Mais de mil refeições devem ser distribuídas a comunidades carentes ao longo do mês de setembro, em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Pelotas, a 26ª Região Tradicionalista – Movimento Tradicionalista Gaúcho (RT – MTG) e a Associação Cavaleiros da Costa Doce. A ação chamada “Carreteiro Solidário” envolve ainda outros sete Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) que, junto à 26ª RT, se encarregam da preparação e distribuição da comida em dez datas diferentes a pessoas em situação de rua, casas de passagem e comunidades vulneráveis.
No dia 12 e nesta quinta-feira (16), cerca de 200 refeições foram entregues pela 26ª RT-MTG. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), que integra a organização do evento, se houver mais doações, o número de refeições pode aumentar.
Fotos: Divulgação
“Essa ação é a contrapartida social da Temporada Gastronômica e o apoio da população neste momento delicado de pandemia é fundamental. Estamos muito contentes com a resposta das pessoas. Apenas ontem conseguimos doações para 800 refeições. O pessoal da Sdeti também fez uma vaquinha e garantiu 100”, conta a diretora de Turismo da Secretaria, Lizandra Cardoso.
As comidas oferecidas variam, conforme os produtos recebidos. Muitas vezes é carreteiro com feijoada, mas também pode ser arroz com galinha ou arroz com linguiça. Para a produção de cada 100 “quentinhas” são necessários: 12 kg de arroz; 6 kg de feijão; 3 kg de cebola; 9 kg de carne (vermelham, de frango ou salsichão); 4 tomates ou 2 sachês de extrato de tomate e 100 embalagens. O valor equivalente aos insumos para 100 “quentinhas” é de R$ 250,00.
Doações
Pessoas que quiserem contribuir para ampliar o “Carreteiro Solidário” podem entregar os produtos (qualquer quantidade) na sede da Sdeti (rua Félix da Cunha, 603) ou agendar para que seja recolhido. Quem preferir fazer doações em dinheiro deve entrar em contato com a Secretaria ou pelo Instagram Sabores Pelotas (canal de comunicação da Temporada Gastronômica de Pelotas) para receber a chave PIX – doações em dinheiro terão nota fiscal.
As “quentinhas” serão preparadas e distribuídas nos seguintes locais:
18 – Setembro – CTG Thomaz Luiz Osório (Fragata) – 100 refeições
18 – Setembro – CTG Antônio Caringi (Lindóia) – 100 refeições
18 – Setembro – CTG Alma Campeira (Turuçu) – 100 refeições
19 – Setembro – CTGs Negrinho do Pastoreio (Areal) e Sinuelo do Sul (Centro/Colégio Pelotense) – 150 refeições
20 – Setembro – 26ª RT-MTG – 100 refeições
25 – Setembro – CTG Cancela Grande (Morro Redondo)– 200 refeições
26 – Setembro – CTG Carreteiros do Sul (Centro/IFSul) – 200 refeições.