Prefeitura lança Comitê Intersetorial de Políticas para as Mulheres
Na tarde desta terça-feira (25), no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a vice-prefeita Daniela Brizolara e a secretária de Governo Miriam Marroni, assinaram o decreto 7.113, de 24 de novembro de 2025, que institui o Comitê Intersetorial de Políticas para as Mulheres, sendo uma estrutura coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que reúne diferentes órgãos e instituições trabalhando de forma coletiva para a promoção de direitos a comunidade feminina, incluindo o combate a discriminação e a violência de gênero.
Para a vice-prefeita, o lançamento do comitê pode ser visto como um avanço nas políticas públicas, saindo de uma secretaria e abrangendo outros espaços. “Para nós, é importante demais celebrar esse grande avanço, é algo que vai impactar diretamente na vida de muitas mulheres que precisam se sentir seguras, cuidadas e acolhidas pelo município. Tenho certeza que Pelotas caminha para um futuro com oportunidades”, destacou. A secretária do Governo, Miriam Marroni, parabenizou a todos envolvidos na estruturação do comitê, destacando o papel fundamental da SPM no acolhimento da população feminina de Pelotas, a colocando como uma missão muito importante.”Vejo a equipe da SPM trabalhando em buscas ativas e acolhendo as mulheres em diversos sentidos, mas com essa emenda seremos capazes de realizar a capacitação nos atendimentos da saúde, por exemplo”, declarou.
Nas imagens aparecem a vice-prefeita Daniela Brizolara, a secretária das Mulheres Marielda, a secretária de Governo Miriam e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Francisca. Imagens - Volmer Perez/Secom
Integram ao comitê as secretarias de Políticas para as Mulheres, de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Igualdade Racial e Habitação e Regularização Fundiária. O papel da organização é de apoiar a criação e execução de planos, programas e campanhas educativas sobre igualdade de gênero, assim como a participação na elaboração de ações e de políticas públicas voltadas à perspectiva de gênero.
A cerimônia ocorreu na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal, e faz parte dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, de 20 de novembro e 10 de dezembro. A secretária da SPM, Marielda Medeiros, afirmou que o ato comprova o compromisso da gestão com a vida das mulheres. “Que a gente possa pensar e efetivar políticas que venham trazer subsídios para que possamos colocar em prática ações que façam com que as mulheres do nosso município se sintam e estejam de fato protegidas”, declarou a chefe da pasta. A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Francisca Jesus, destacou a importância do enfrentamento efetivo de todos os tipos de violência e da concretização desta política em Pelotas se tornando um modelo para a região. “Pensar em estratégias públicas que sejam aplicadas de forma contínua, é a formalização e uma grande vitória de vários movimentos sociais, que hoje podem ver isso se concretizar”, disse.
Diversas autoridades reunidas na escada do Paço Municipal. Imagens - Volmer Perez/Secom
Estiveram presentes os secretários de Habitação, Marcos Ferreira, de Esporte, Fabiano Ornel, de Cultura, Carmen Vera, de Recursos Humanos, Carla Cassais, de Igualdade Racial, Júlio Domingues e demais autoridades.
Notícias Relacionadas
Pelotenses participam da Marcha das Mulheres Negras em Brasília
Cerimônia marca encerramento da Semana do Empreendedorismo Feminino
Pelotas terá 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres
Mulheres empreendedoras participam de roda de conversa no Mercado