ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeitura promove reunião técnica sobre a arborização urbana

Encontro reuniu representantes de secretarias municipais, da UFPel, da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da CEEE Equatorial, além de sociedade civil

Por Marina Amaral 14-08-2023 | 14:20:46

Fotos: Gustavo Vara

A Prefeitura de Pelotas realizou, na sexta-feira (11), a primeira reunião técnica sobre arborização urbana. Promovido pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), o encontro reuniu técnicos de ações ambientais da pasta, junto de representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBau), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, CEEE Equatorial e Câmara de Vereadores, além de sociedade civil, para discutir importância da arborização urbana e o serviço de manejo arbóreo no município após a passagem do ciclone extratropical em julho. O prefeito em exercício Idemar Barz participou da reunião.

Foi apresentado um relatório com dados dos danos causados pelo ciclone. Com a queda de mais de 500 árvores, optou-se por ampliar o debate em Pelotas para se pensar em medidas que possam ser tomadas para o futuro em relação à arborização urbana, de forma a qualificá-la.

“Reuniões técnicas como essa são muito importantes, e é quando conseguimos enxergar como estamos avançando no município em relação à prevenção para evitar danos, em caso de novo acontecimento. Que bom que as instituições estão abraçando essa ideia”, afirmou Barz.

A SQA, conforme explicou o secretário Eduardo Schaefer, tem a competência de realizar o manejo arbóreo e possui uma equipe com muita qualidade de trabalho, mas frente a um evento daquela magnitude, no último mês, o olhar se voltou à necessidade de ampliar esse serviço dentro da administração pública. “É preciso um olhar maior da sociedade, do governo e das instituições para essa questão, que é muito importante e não pode ser vista apenas quando ocorre um problema, e sim criar uma política de arborização urbana permanente com participação de toda sociedade”, avaliou.

A atividade contou com palestra de Ketleen Grala e Flávio Barcelos, ambos da SBau, e estiveram presentes os professores Marília Lazarotto, do Centro de Engenharias, Paulo Roberto Grolli, da Faculdade de Agronomia, e Julio Renato Marques, da Meteorologia.

Na manhã do último sábado (12), ocorreu uma saída de campo da SQA em parceria com a CEEE Equatorial, com consultoria da empresa Arboriza, para identificar pontos sensíveis da arborização e conflitos entre árvores e rede elétrica. O objetivo da atividade é trabalhar na gestão de riscos de queda com o uso de ferramentas tecnológicas e evitar danos humanos e materiais.

Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, o vereador Jurandir Silva (PSOL), e representantes das secretarias de Desenvolvimento Rural, Planejamento e Gestão e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana.

arborização, seminário, Qualidade Ambiental, arborização urbana