Representantes de diversas áreas conversaram com moradores para definir prioridades de ações

Prefeitura volta a discutir a qualificação da Estrada do Engenho

Representantes de diversas áreas conversaram com moradores para definir prioridades de ações
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 30-12-2025 | 15:31:31
Tags: Habitação e Regularização Fundiária , Urbanismo , Serviços Urbanos e Infraestrutura , Sanep

Representantes das secretarias de Urbanismo (Seurb) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), e do Sanep, estiveram no Loteamento Estrada do Engenho na manhã desta terça-feira (30), a convite do secretário de Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Marcos Ferreira. A equipe ouviu as reivindicações dos moradores e propôs alternativas para esgoto, praça, e cobertura das casas. 

Conversa com moradores aconteceu na manhã desta terça-feira (30). Fotos: Alessandra Meirelles/Secom

Sobre a questão das fossas, principal queixa dos moradores e um problema coletivo, a solução será em partes, porque a definitiva precisa de planejamento e recursos que podem chegar a R$ 3 milhões. No primeiro momento, será feita a limpeza das fossas, que estão cheias. De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, isso resolverá os problemas imediatos e dará tempo para que seja elaborado um projeto, o que pode demorar até seis meses, e após sejam buscados os recursos para a execução. “Nesse loteamento, o sistema de esgoto é por fossa e sumidouros, o que para esta área, que é muito baixa, é um problema pelo lençol freático. Então, o desafio para o Sanep é pensar uma solução eficaz, para a região”, avalia Wojahn, ao ver as fossas afundando e ouvir os problemas causados quando elas transbordam e alagam os pátios. O projeto chamado de esgotamento sanitário, precisará incluir uma elevatória, para que os dejetos sejam levados para a avenida Cidade de Rio Grande. O diretor-presidente diz que um gestor precisa ser realista para não frustrar a expectativa da população, por isso prevê que as obras só possam começar em 2027, já que não existe fonte de recursos previstas para 2026. A moradora Arlinda Borges, uma das lideranças do local, afirmou aos secretários e técnicos que entende que as soluções para os problemas não sejam imediatas, por necessitar de projeto e recursos, mas que acredita que eles estão comprometidos e que, com a solução temporária de limpeza das fossas, as coisas já começarão a melhorar.

Casas e praça

Técnicos da Seurb vão acompanhar o trabalho da empresa contratada para a construção das casas, que farão intervenções para solucionar problemas como infiltrações, porque elas ainda estão no período de garantia. 

 A equipe ouviu as reivindicações dos moradores. Fotos: Alessandra Meirelles/Secom

As obras das cinco casas não concluídas serão retomadas, e concluídas em 90 dias, para que sejam entregues para os cinco pescadores contemplados, que ainda estão em moradias precárias ao lado do canal. As três primeiras já tiveram a cobertura colocada irregularmente removida, e estão prontas para receber os profissionais; e as famílias que ocuparam as outras duas casas, entraram em um acordo com a SHRF e receberão lotes no local, onde elas mesmas farão suas construções. 

Na próxima semana, a Ssui iniciará a revitalização da praça do loteamento, com roçado e recuperação do mobiliário, inclusive dos brinquedos instalados na entrega das casas. 

O secretário da SHRF afirmou que foi incumbido pelo prefeito Fernando Marroni de coordenar as ações para qualificar a vida dos moradores do loteamento Estrada do Engenho, e que as equipes da Prefeitura já começaram a trabalhar para que as famílias se sintam mais seguras e ouvidas. “As reivindicações são justas e precisamos garantir que os sonhos dessa comunidade, que lutou tanto por moradias dignas, não sejam frustrados”, avaliou o secretário.

Notícias Relacionadas

Pelotas cadastra cinco áreas da União para regularização

Pelotas cadastra cinco áreas da União para regularização

Prefeitura busca soluções para imóveis da Estrada do Engenho

Prefeitura busca soluções para imóveis da Estrada do Engenho

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

SHRF protocola projeto no Minha Casa Minha Vida para comunidades tradicionais

SHRF protocola projeto no Minha Casa Minha Vida para comunidades tradicionais