Banca com os tradicionais doces da cidade fica no calçadão até o próximo dia 17

Quinzena aproxima os Doces de Pelotas do público

Banca com os tradicionais doces da cidade fica no calçadão até o próximo dia 17
Por César Soares 10-09-2021 | 16:19:59
Tags: Quinzena do Doce , Calçadão , doces de Pelotas

Quem passa pelo calçadão, entre as ruas Marechal Floriano e Sete de Setembro, dificilmente não percebe o colorido e a variedade dos tradicionais doces pelotenses dispostos em uma banca instalada no coração da área central. A iniciativa integra a segunda edição, deste ano, da Quinzena do Doce, organizada pela prefeitura de Pelotas, associação dos produtores de doces de Pelotas e Sebrae para estimular o segmento e o consumo do produto, até o dia 17 deste mês.

Quindim está entre os doces mais vendidos. Fotos: Michel Corvello.

A proposta lançada para superar parte dos impactos provocados pela pandemia e aproximar o doce do pelotense e de visitantes da cidade, tem dado certo e atraído centenas de pessoas diariamente. Desde o começo desta segunda ação, na semana passada, quatro mil doces já foram comercializados, com destaque para o quindim e o bombom de morango que lideram as vendas. A expectativa da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas é de, ao menos, atingir a marca da edição realizada em julho, quando foram comercializados mais de 14 mil doces.

"Como não temos Fenadoce há dois anos, essa Quinzena é importante não apenas para nós doceiras, mas para a população que busca um doce de qualidade e procedência. E com certeza é uma grande oportunidade de vendas do nosso produto", disse a presidente da Associação, Simone Bica.  

A Quinzena conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI) que auxilia na viabilização da estrutura. De acordo com o titular da pasta, o secretário Gilmar Bazanella, a ideia é a de alavancar os negócios, mas também aproximar o produto da população. "Essa ação da Quinzena também é importante porque levando o doce para o calçadão permite que todos tenham acesso ao produto, faz com que mais pessoas possam consumir", destacou.

Público tem aproveitado o espaço. Fotos: Michel Corvello. 

Oportunidade facilitada

Para a bióloga, Bruna Martinato, cliente assídua dos Doces de Pelotas, o espaço facilitou bastante. "Como não teve Fenadoce, dou uma passadinha aqui pra levar alguns pra casa, principalmente quindim que é o meu preferido", comentou.

Uma trouxinha de Nozes, foi a opção de sobremesa da aposentada Rute Souza, "saímos do almoço agora e viemos aqui saborear um docinho e prestigiar o nosso doce porque é muito gostoso e aqui neste ponto ficou bem mais prático".

A Quinzena do Doce

A ação, criada no ano passado, foi repetida esse ano durante a Semana de Pelotas e agora chega a mais uma realização. Na banca localizada, quase em frente da Galeria Central, 13 doceiras se revezam na comercialização de 14 variedades dos tradicionais doces pelotenses à base de ovos e que contam com o selo de indicação geográfica, além de outras opções derivadas com combinações de chocolate. O atendimento no local é das 9h às 19h, inclusive no sábado e no domingo até a próxima sexta-feira. 17 de setembro.

Notícias Relacionadas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Projeto pelotense é selecionado para o South Summit Brazil

Projeto pelotense é selecionado para o South Summit Brazil

Vice-prefeita participa do Operação Verão Total no Laranjal

Vice-prefeita participa do Operação Verão Total no Laranjal