ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Habitação e Regularização Fundiária

Regularização: mais 76 famílias recebem escrituras de suas casas

Prefeita fez a entrega dos documentos a moradores dos loteamentos Ceval, Barão de Mauá e Anglo

Por César Soares 18-04-2022 | 18:22:53

A prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega, nesta segunda-feira (18), em cerimônia no Salão Nobre, de 76 escrituras aos moradores dos loteamentos Ceval, Barão de Mauá e Anglo, áreas que integram o programa de regularização fundiária do município.

Moradores recebem escrituras dos imóveis. Fotos: Gustavo Vara.

Conforme a prefeita, esses eventos são sempre rodeados de muita emoção devido à importância que têm para o governo, mas, principalmente, pelo que significa ao moradores. "Ter a escritura da casa gera muito mais segurança, e não é só uma palavrinha que muda, de posseiro para proprietário. Isso permite fazer um financiamento para qualificar e ampliar, e mais, essas pessoas passam a ser efetivamente donas dos lotes e casas, de um bem que elas poderão deixar para os seus herdeiros, e isso muda a vida de uma família, trazendo muito mais dignidade", salientou Paula.

Moradora do loteamento Barão de Mauá há sete anos, Lissandra Pereira não conseguia esconder a alegria. "Para mim, hoje é um dia muito especial, muito importante, porque nunca tive uma casa minha e agora tenho”, afirmou. Felicidade também compartilhada pela auxiliar de cozinha Zoraida Pereira. "É um sonho esperado há mais de oitos anos e hoje posso dizer que tenho o meu cantinho, para mim e para os meus filhos", disse.

De acordo com o secretário Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, essa etapa representa uma recuperação de projetos que ficaram para trás na cidade. "Esse momento de entrega das escrituras deveria ter ocorrido em 2007, porque essa área recebeu obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estamos felizes por resolver problemas antigos da cidade e, neste caso, resgatando a dignidade das pessoas", reiterou Leal.

Regularizações

Juntos esses três loteamentos somam 457 casas: Ceval com 157, Barão de Mauá com 151 e Anglo com 149. O processo de elaboração das escrituras ainda depende da entrega da documentação necessária pelos moradores e, por isso, nem todos receberam as escrituras nessa data. Segundo Leal, o atendimento aos moradores seguirá e à medida que os processos forem concluídos novas entregas serão marcadas. As escrituras não tiveram nenhum custo aos novos proprietários.

Até agora 29 áreas da cidade já passaram pelo processo de regularização dos imóveis. A previsão é de que até 2024, o Município realize essa política pública em 48 áreas, beneficiando mais de 10 mil famílias pelotenses. As casas cujos moradores receberam o documento nesta segunda-feira fazem parte do PAC do governo federal, e foram construídas pela Prefeitura há mais de dez anos.

Também acompanharam a cerimônia de entrega das escrituras, o vice-prefeito Idemar Barz, o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, o presidente da Comissão de Habitação do Legislativo Municipal, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), além dos vereadores Jone Soares (PSDB), Cristiano Silva (União), Carlos Junior (PSD) e César Brisolara (PSB).

Regularização Fundiária, Habitação, escrituras, Anglo, Barão de Mauá, Ceval