ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

'ACT – Criando Crianças Seguras' será ampliado em 2019

Metodologia deve atingir 1.400 famílias em três anos

22-10-2018 | 19:44:16

      A metodologia 'ACT – Criando Crianças Seguras', implantada desde julho com famílias pelotenses, que visa reduzir a violência infantil e disseminar a cultura de paz, será ampliada nos próximos anos. O método inédito no Brasil, aplicado, atualmente, a partir do Estudo Piá (convênio entre a Prefeitura e o Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel), deve atingir 1.400 crianças até 2021, além de capacitar mais facilitadores para executar o trabalho.

      A ampliação foi anunciada durante reunião, nesta segunda-feira (22), entre a prefeita Paula Mascarenhas, o secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, e a diretora de Ensino, Loreni Peverada. O projeto foi apresentado pela coordenadora do método em Pelotas, Alicéia Ceciliano. 

      Em abril de 2019, a metodologia começará a ser implantada em 12 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com crianças de 2 anos das turmas de maternal 1. A ação integra as atividades do Pacto Pelotas pela Paz.

Fotos: Gustavo Vara

      Em cada educandário, 20 famílias serão atingidas – dez no primeiro semestre (abril, maio e junho), e outras dez no segundo semestre (agosto, setembro e outubro), totalizando 240 famílias alcançadas. Para amplificar ainda mais o projeto nos próximos anos, outros 17 profissionais da rede municipal de ensino serão formados como facilitadores; atualmente, o Município conta com 14. O objetivo é ter profissionais capacitados e lotados nas 29 Emeis de Pelotas.  

Próximas etapas

      Em 2020 e 2021, quando o número de facilitadores habilitados aumentar, serão 580 famílias beneficiadas pelo ACT em cada ano, totalizando ao final dos três anos, 1.400 crianças e pais alcançados pelo método.  

      A capacitação dos profissionais ocorrerá a partir de agosto, quando eles poderão observar o trabalho já em andamento nos educandários. O projeto será avaliado de acordo com um questionário de impacto, que verificará a satisfação, aplicabilidade e utilidade nos lares pelotenses. A ideia é estender o ACT às turmas de pré 1, das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs).

      Sobre a importância do método na educação infantil, Aliceia explica que é nesta idade em que se começa a formar o caráter e a personalidade e, portanto, é a faixa etária ideal para trabalhar. A coordenadora salientou o trabalho de qualidade executado pelos facilitadores nestes meses de atuação.

O ACT

      A metodologia utilizada no programa foi desenvolvida pela Associação Americana de Psicologia e consiste na realização de nove sessões de grupo, onde pais e responsáveis são capacitados a educarem sem qualquer forma de violência. O programa se utiliza de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças. Neste sentido, orientar os cuidadores sobre o modo como elas se comportam nas mais diversas etapas do desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. 

Fotos: Gustavo Mansur/arquivo

Saiba quais são as 12 escolas onde o ACT iniciará, em 2019

Emei Adayl Bento Costa

Emei Albina Peres

Emei Anita Malfatti

Emei Darcy Ribeiro

Emei Érico Veríssimo

Emei João Guimarães Rosa

Emei Mário Osório Magalhães

Emei Monteiro Lobato

Emei Nelson Abott de Freitas

Emei Oswald de Andrade

Emei Paulo Freire  

Emei Vinícius de Moraes.

Tags

act, pacto pelotas pela paz, redução da violência

Carregando 0%
Carregando 0%