Educação Infantil e  o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental devem ser os primeiros a retomar as atividades de retorno às escolas. A previsão é que as aulas sejam retomadas a partir do dia 16 de junho

Aulas no ensino híbrido da rede municipal iniciam de forma gradual

Educação Infantil e o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental devem ser os primeiros a retomar as atividades de retorno às escolas. A previsão é que as aulas sejam retomadas a partir do dia 16 de junho
Por Marina Amaral 21-05-2021 | 09:56:48
Tags: aula , ensino híbrido , rede municipal , retorno , educação infantil , escolas , pandemia , coronavírus

As aulas no sistema híbrido para a rede municipal de ensino devem ser iniciadas, de forma gradual, a partir do dia 16 de junho. O calendário inicial foi construído nesta semana após reuniões entre a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e as equipes diretivas, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais das escolas rurais e urbanas. No dia 16, tem previsão de retorno os alunos do Ensino Infantil e os do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A volta das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, está em fase de organização e será realizada de forma gradual. Por esse motivo, ainda não foram divulgadas as datas para essas faixas de ensino. A Prefeitura adianta que trabalha na preparação das instituições e na capacitação dos profissionais para proporcionar um retorno seguro e de prevenção à pandemia. 

O retorno de cada Escola de Educação Infantil (Emei) e de Ensino Fundamental (Emef) está condicionado à aprovação dos seus respectivos planos de contingência pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde para a Educação (COE-E) Municipal. A data escolhida, 16 de junho, é o dia em que se inicia o segundo trimestre letivo de 2021. 

“Até lá, nós vamos completar o primeiro trimestre letivo de forma não-presencial, para, então, iniciar o segundo trimestre de maneira presencial. A preparação das escolas para esse retorno continuará acontecendo de maneira contínua”, frisou a prefeita Paula Mascarenhas. 

“Estamos prevendo o início do segundo trimestre letivo, na modalidade de ensino híbrido, para a Educação Infantil e 1º e 2º anos de Ensino Fundamental e na sequência para os demais anos e etapas da Educação Básica, nas escolas autorizadas para funcionamento pelo COE-E Municipal e Vigilância Sanitária”, completou a titular da Smed, Adriane Silveira.

Para garantir a retomada segura aos alunos e profissionais da educação envolvidos, a Prefeitura dará continuidade às capacitações das equipes sobre medidas sanitárias e manterá o diálogo com os diretores das instituições, além de trabalhar na adequação e aprovação as escolas para o funcionamento seguro.

Notícias Relacionadas

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana