
Município abre inscrições para o Seminário Virtual de Educação
Estão abertas as inscrições para professores, funcionários, monitores e auxiliares de escolas da rede municipal, para o 2º Seminário Virtual de Educação, promovido pela Prefeitura, que tratará sobre o tema “As relações étnico-raciais na perspectiva antirracista”. O evento, composto por palestras e oficinas, é realizado pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed).
As inscrições devem ser feitas pelo formulário virtual até o dia 25. Com a participação em pelo menos nove das 13 noites de palestras, distribuídas entre os dias 26 de agosto a 14 de outubro, o servidor garantirá certificado de 40 horas.
A coordenadora pedagógica da área de História, Camilla Meneguel Arenhart, explica que a atividade faz parte da formação permanente de professores. A temática “História e cultura afro-brasileira e indígena” é obrigatória na educação básica em todo o país – da Educação Infantil ao Ensino Médio – e precisa receber a devida atenção para que seja trabalhada no espaço escolar por inteiro e não apenas em sala de aula.
As palestras serão às terças e quintas-feiras, das 19 às 21h, pelo canal do YouTube da Smed Pelotas. Para cada dia, será disponibilizado um material de estudo prévio na página do curso no Facebook.
Entre os dias 10 de setembro e 8 de outubro, serão promovidas oito oficinas, das 14 às 16h, por meio do Google Meet. O link será divulgado aos inscritos por e-mail no dia da oficina. Cada uma terá 85 vagas. As inscrições serão feitas por meio dos formulários, nas datas que podem ser conferidas na programação abaixo. O primeiro prazo de inscrições será destinado aos professores da rede municipal de ensino de Pelotas. Caso haja vagas remanescentes, serão abertas aos demais interessados, com divulgação no Facebook do evento.
Confira a programação
Palestras
26/8 - Letramento Racial Crítico
Marielda Barcellos Medeiros - professora aposentada, ativista do Movimento Negro Unificado/MNU, mestra em Educação/Unipampa, doutoranda em Antropologia/UFPel e poetisa
31/8 - Educação antirracista: o que eu tenho a ver com isso?
Ledeci Lessa Coutinho - mestre em Educação pela UFPel, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz, pesquisadora da Constituição de Identidade de Mulheres Negras
2/9 - Currículo e educação patrimonial: Um olhar sobre a história quilombola em Pelotas
Cristiane Bartz de Ávila - professora de história e orientadora da rede municipal de ensino de Pelotas, especialista em história da Educação pela UFPel, mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel, doutora em Educação pela UFPel
2/9 - Neabi-Nec: tensionando (pré) conceitos
Tatiana Cristina Ugoski Rodrigues - graduação em Língua Portuguesa e Francesa na UFPel, professora da rede municipal de Pelotas desde 2004, mestre em Educação e Tecnologia pelo IFSul, coordenadora do Neabi da Emef Nestor Elizeu Crochemore desde 2011
9/9 - O indígena no contexto atual: quem somos e onde estamos
Laisa Arlene Sales Ribeiro – kaingang, graduada em Ciências Biológicas pela Unijui, especialista em Educação Indígena pela UFRGS, mestre em Antropologia Social pela UFPel, atuante no Movimento contra o Racismo no Rio Grande do Sul
14/9 - Ancestralidade indígena, Narrativas e Contemporaneidades
Pietra Dolamita / Kowawa Apurinã - antropóloga e arte-educadora
16/9 - Uma reflexão sobre as políticas para promoção da igualdade racial - breve análise sobre o racismo institucional
André Luís Pereira - mestre e doutor em Sociologia pela UFRGS, professor de Sociologia do IFSul
21/9 - Comunidades Quilombolas: da teoria às práticas no ensino escolar
Solange de Oliveira - mestre em Geografia pela Furg, professora da rede municipal de ensino de Pelotas
23/9 - A cultura indígena da comunidade Pará Rokê
Cacique Gildo da comunidade Guarani – Aldeia Pará Rokê
28/9 - Resistência Kaingang
Marcos krehe Salvador - vice-kacique da aldeia Gy ró
Mediadora: Luiza Morais Marques - assistente social e mestranda em Antropologia Social pela UFPel
30/9 - Conhecer história e cultura indígena, para construir uma educação antirracista
Lori Altmann - professora do Departamento de Antropologia e Arqueologia/ICH/UFPel, coordenadora do Núcleo de Etnologia Ameríndia
5/10 - Por uma educação pluricultural, antixenofóbica e antirracista
Handerson Joseph - doutor em Antropologia pelo Museu Nacional da UFRJ, professor do programa de pós-graduação de Antropologia da UFRGS
7/10 - Os elos com a ancestralidade do Sopapo
José Batista Luthier - escritor, percussionista, mestre de bateria, instrutor de banda escolar, pesquisador da cultura negra, relacionada ao sopapo, projetista do sopapo, no projeto Cabobu/1999, oficineiro de temas relacionados com a cultura negra e seus tambores
Mário Maia - bacharel em Canto/Instrumento, mestre em História e doutor em Etnomusicologia, professor aposentado da UFPel, onde atuou por 30 anos nos cursos de Música e no programa de pós-graduação em Antropologia
14/10 - Letramento Racial Crítico: ação necessária na educação
Marielda Barcellos Medeiros - professora aposentada, ativista do Movimento Negro Unificado/MNU, mestra em Educação/Unipampa, doutoranda em Antropologia/UFPel e poetisa
Oficinas
10/9: Brincadeiras e Cantos Kaingang
Com Laisa Arlene Sales Ribeiro. Kaingang - graduada em Ciências Biológicas pela Unijui, especialista em Educação Indígena pela UFRGS, mestre em Antropologia Social pela UFPel, atuante no Movimento contra o Racismo no Rio Grande do Sul
Público alvo: professores da rede municipal de ensino de Pelotas – professores da Educação infantil e anos iniciais.
Inscrições
Professores da rede municipal de ensino de Pelotas: 23 a 29 de agosto
Vagas remanescentes: 30 de agosto a 5 de setembro
13/9: Culturas e histórias dos povos indígenas
Com Rodrigo Avenzon - cientista social, trabalha há quatro décadas com os povos indígenas no Rio Grande do Sul, coordenador de Políticas Específicas no Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação
Exposição dialogada com os professores participantes trazendo esses conhecimentos a partir da realidade local, ou seja, as culturas e as histórias dos povos indígenas pensadas a partir da região onde se situa Pelotas.
Público alvo: professores da rede municipal de ensino de Pelotas
Inscrições
Professores da rede municipal de ensino de Pelotas: 30 de agosto a 5 de setembro
Vagas remanescentes: 6 a 12 de setembro
17/9: Orixás e seus encantos
Com Babalorixá Juliano de oxum Epandá - especialista em Educação Ambiental pela Unipampa, dirigente do Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubeteí, autoridade civilizatória da tradição de matriz africana
Público alvo: professores da rede municipal de ensino de Pelotas – professores de Ensino Religioso, das áreas de Humanas e Linguagens dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Inscrições
Professores da rede municipal de ensino de Pelotas: 6 a 12 de setembro
Vagas remanescentes: 13 a 16 de setembro
24/9: Caminhos afro-religiosos e práticas de saúde: matrizes africanas e afrodiaspóricas em Pelotas/RS
Com Ana Paula Melo - mestre em Geografia pela UFPel
Marceli Santos - mestranda em Geografia pela UFPel
Público alvo: professores da rede municipal de ensino de Pelotas
Inscrições
Professores da rede municipal de ensino de Pelotas: 13 a 19 de setembro
Vagas remanescentes: 20 a 23 de setembro
27/9: O ensinar Kaingang
Com Laisa Arlene Sales Ribeiro - kaingang
As produções dos próprios professores indígenas, que utilizam na sala de aula, partindo do nosso próprio conhecimento e experiências vividas.
Público alvo: professores da rede municipal de ensino de Pelotas – professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Inscrições
Professores da rede municipal de ensino de Pelotas: 13 a 19 de setembro
Vagas remanescentes: 20 a 26 de setembro
1º/10: Danças afro orientadas
Com Daniel Amaro – coreógrafo, diretor artístico, professor de dança
Público alvo: professores da rede municipal de ensino de Pelotas – professores das áreas de Linguagens e Ciências Humanas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Inscrições
Professores da rede municipal de ensino de Pelotas: 20 a 26 de setembro
Vagas remanescentes: 27 a 30 de setembro
4/10: Quando jogar é enfrentar o racismo: jogos didáticos como ferramentas para aprender sobre povos indígenas
Com Julie Dorrico - graduada em Letras Português/Literatura, mestre em Estudos Literários e doutoranda em Letras
Kassiane Schwingel - graduada em História, especialista em Educação, Diversidade e Culturas Indígenas, mestre em História e assessora de projetos do Comin
Walderes Coctá Priprá - graduada em Letras Português/Espanhol, graduada em Licenciatura Intercultural Indígena no Sul da Mata Atlântica, mestre em História
Público alvo: professores da rede municipal de ensino de Pelotas – professores das áreas de Linguagens e Ciências Humanas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Inscrições
Professores da rede municipal de ensino de Pelotas: 20 a 26 de setembro
Vagas remanescentes: 27 de setembro a 03 de outubro
8/10: A tradição rompendo barreiras e criando laços de amor e solidariedade
Com a Yalorixá Gisa Elena
Público alvo: professores da rede municipal de ensino de Pelotas – professores dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Inscrições
Professores da rede municipal de ensino de Pelotas: 27 de setembro a 3 de outubro
Vagas remanescentes: 4 a 7 de outubro