Pelotas tem a maior delegação da Seleção Brasileira na categoria júnior

Pelotas participa do Campeonato Sul-Americano de Remo

Pelotas tem a maior delegação da Seleção Brasileira na categoria júnior
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 12-02-2021 | 17:30:36
Tags: remo , remar para o futuro , Campeonato Sul-Americano de Remo , Rio de Janeiro , olimpíadas

Atletas pelotenses, do projeto Remar para o Futuro, vão ao Rio de Janeiro, neste domingo (14), para participar do Campeonato Sul-Americano de Remo, e para acompanhar a qualificação para as olimpíadas de 2021. A delegação de Pelotas é a maior da categoria júnior na Seleção Brasileira. São oito atletas e um técnico. 

Atletas vão a Rio de Janeiro - Fotos: Divulgação/Projeto

O projeto envolve a Prefeitura, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Clube Centro Português, onde são realizadas as aulas, e a Academia de Remo Tissot, responsável pelo grupo. Eles possuem um convênio com o Flamengo, para preparação dos atletas locais, com contrato e ajuda de custo. Entre os oito competidores que participarão, Piedro Xavier já completou o ensino médio e mora no Rio de Janeiro há pouco mais de um ano. Outros três concluíram o ensino médio, no fim de 2020, e devem se mudar em abril. Todos já estão matriculados, pelo clube, em uma universidade e em curso de inglês.

O coordenador técnico do projeto, Oguener Tissot, é também o treinador da Seleção Brasileira feminina júnior e liderança nacional do Projeto Remo 4. Ele diz que os pelotenses têm grandes chances de conquistar medalha e que vão em busca do ouro. “As chances são bem grandes. Em 2019, foram três atletas e voltaram com duas medalhas de bronze e uma de prata. Em 2021, a delegação será maior. Pretendemos quebrar esse recorde”, garante Tissot.

Fotos: Divulgação/Projeto

Quatro meninas competirão em três barcos, o Double Skiff, o Dois Sem e o Single Skiff. Dois meninos concorrerão no Dois Sem e, ainda, a vagas em um barco de quatro. Pedro, 18 anos, disputa pela categoria profissional. Atualmente, ele é reserva em um dos barcos, com mais possibilidade de participação nas olimpíadas de 2021. E a Seleção Brasileira júnior feminina é 100% composta por atletas do Remar para o Futuro.

Na qualificação para os jogos olímpicos, os pelotenses acompanharão as provas de atletas considerados de ponta, como os norte-americanos, canadenses e cubanos.

Vídeo: Divulgação/Projeto

Campeonato em tempos de pandemia

Antes da viagem, os atletas passaram por teste de covid. Ao chegarem no Rio de Janeiro, ficarão numa “bolha” e precisarão refazer o teste. Todos serão hospedados no mesmo hotel, treinarão no clube, com acesso restrito, e não terão contato com outras pessoas.

Alunos de escolas municipais

Todos os atletas do grupo são alunos de escolas municipais ou concluíram o ensino médio em uma delas.

Atletas pelotenses

Além de Tissot e de Xavier, estarão no Rio de Janeiro outros sete atletas pelotenses. Mariana Macedo, Evelen Cardoso e Facundo Mezquita, que completaram 18 anos e o ensino médio, e seguirão para o Rio de Janeiro nos próximos meses, como profissionais, com salário, moradia e estudos custeados pelo clube, além de Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann, Robson Radmann e Helen Belony alunos do Colégio Pelotense.

Vagas com dupla conquista

As vagas já haviam sido conquistadas pela equipe para o campeonato de 2020. Com o cancelamento das competições, devido à pandemia do novo coronavírus, eles precisaram disputá-las, novamente, para 2021. Além de as reconquistarem, a atleta Evelen Cardoso garantiu mais uma, no Single Skiff. Robson e Facundo, que participariam apenas no Dois Sem nessa edição, agora também buscam vaga no barco Quatro Sem. Mariana Macedo vai participar da prova mais tradicional do Remo, o Oito Com, e integrará a equipe Sênior (profissional) Brasileira, mesmo ainda sendo Júnior.

Primeira geração

A maior parte dos atletas é da primeira equipe do Projeto - de 2015. Apenas Helen é mais nova - entrou no grupo em 2019 e é sua primeira convocação para a Seleção.

Equipe multidisciplinar

Os atletas do Remar para o Futuro contam com equipe multidisciplinar para desenvolver, ao máximo, seu potencial. Ela é composta pelo coordenador geral, Fabrício Boscolo; coordenador técnico, Oguener Tissot; supervisora e instrutora de yoga, Verônica Diedrich; professor de remo, Maurício Feijó; preparadores físicos, Darlan Foster, Thiago Mello e Bruno Mello; fisioterapeuta, Flaviano Moreira; dentista, Bianca Santana; e nutricionistas Larissa Braga e Matheus Witch.

Para quem e com quem

Remar para o Futuro é gratuito e beneficia 30 alunos da rede municipal, com idades entre 12 e 18 anos. O projeto envolve a Prefeitura, o Clube Centro Português, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Flamengo e a Academia de Remo Tissot, além de contar com a coordenação geral do professor Fabrício Boscolo e com o apoio do Grêmio Náutico União e da iniciativa privada, por meio do “Adote um Atleta” – programa apoiado pela empresa Arroz Emoções, Sicredi, Fisioterapia da UCPel e Oral Unic Implantes.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana