
Pelotas participa do Campeonato Sul-Americano de Remo
Atletas pelotenses, do projeto Remar para o Futuro, vão ao Rio de Janeiro, neste domingo (14), para participar do Campeonato Sul-Americano de Remo, e para acompanhar a qualificação para as olimpíadas de 2021. A delegação de Pelotas é a maior da categoria júnior na Seleção Brasileira. São oito atletas e um técnico.
Atletas vão a Rio de Janeiro - Fotos: Divulgação/Projeto
O projeto envolve a Prefeitura, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Clube Centro Português, onde são realizadas as aulas, e a Academia de Remo Tissot, responsável pelo grupo. Eles possuem um convênio com o Flamengo, para preparação dos atletas locais, com contrato e ajuda de custo. Entre os oito competidores que participarão, Piedro Xavier já completou o ensino médio e mora no Rio de Janeiro há pouco mais de um ano. Outros três concluíram o ensino médio, no fim de 2020, e devem se mudar em abril. Todos já estão matriculados, pelo clube, em uma universidade e em curso de inglês.
O coordenador técnico do projeto, Oguener Tissot, é também o treinador da Seleção Brasileira feminina júnior e liderança nacional do Projeto Remo 4. Ele diz que os pelotenses têm grandes chances de conquistar medalha e que vão em busca do ouro. “As chances são bem grandes. Em 2019, foram três atletas e voltaram com duas medalhas de bronze e uma de prata. Em 2021, a delegação será maior. Pretendemos quebrar esse recorde”, garante Tissot.
Fotos: Divulgação/Projeto
Quatro meninas competirão em três barcos, o Double Skiff, o Dois Sem e o Single Skiff. Dois meninos concorrerão no Dois Sem e, ainda, a vagas em um barco de quatro. Pedro, 18 anos, disputa pela categoria profissional. Atualmente, ele é reserva em um dos barcos, com mais possibilidade de participação nas olimpíadas de 2021. E a Seleção Brasileira júnior feminina é 100% composta por atletas do Remar para o Futuro.
Na qualificação para os jogos olímpicos, os pelotenses acompanharão as provas de atletas considerados de ponta, como os norte-americanos, canadenses e cubanos.
Vídeo: Divulgação/Projeto
Campeonato em tempos de pandemia
Antes da viagem, os atletas passaram por teste de covid. Ao chegarem no Rio de Janeiro, ficarão numa “bolha” e precisarão refazer o teste. Todos serão hospedados no mesmo hotel, treinarão no clube, com acesso restrito, e não terão contato com outras pessoas.
Alunos de escolas municipais
Todos os atletas do grupo são alunos de escolas municipais ou concluíram o ensino médio em uma delas.
Atletas pelotenses
Além de Tissot e de Xavier, estarão no Rio de Janeiro outros sete atletas pelotenses. Mariana Macedo, Evelen Cardoso e Facundo Mezquita, que completaram 18 anos e o ensino médio, e seguirão para o Rio de Janeiro nos próximos meses, como profissionais, com salário, moradia e estudos custeados pelo clube, além de Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann, Robson Radmann e Helen Belony alunos do Colégio Pelotense.
Vagas com dupla conquista
As vagas já haviam sido conquistadas pela equipe para o campeonato de 2020. Com o cancelamento das competições, devido à pandemia do novo coronavírus, eles precisaram disputá-las, novamente, para 2021. Além de as reconquistarem, a atleta Evelen Cardoso garantiu mais uma, no Single Skiff. Robson e Facundo, que participariam apenas no Dois Sem nessa edição, agora também buscam vaga no barco Quatro Sem. Mariana Macedo vai participar da prova mais tradicional do Remo, o Oito Com, e integrará a equipe Sênior (profissional) Brasileira, mesmo ainda sendo Júnior.
Primeira geração
A maior parte dos atletas é da primeira equipe do Projeto - de 2015. Apenas Helen é mais nova - entrou no grupo em 2019 e é sua primeira convocação para a Seleção.
Equipe multidisciplinar
Os atletas do Remar para o Futuro contam com equipe multidisciplinar para desenvolver, ao máximo, seu potencial. Ela é composta pelo coordenador geral, Fabrício Boscolo; coordenador técnico, Oguener Tissot; supervisora e instrutora de yoga, Verônica Diedrich; professor de remo, Maurício Feijó; preparadores físicos, Darlan Foster, Thiago Mello e Bruno Mello; fisioterapeuta, Flaviano Moreira; dentista, Bianca Santana; e nutricionistas Larissa Braga e Matheus Witch.
Para quem e com quem
Remar para o Futuro é gratuito e beneficia 30 alunos da rede municipal, com idades entre 12 e 18 anos. O projeto envolve a Prefeitura, o Clube Centro Português, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Flamengo e a Academia de Remo Tissot, além de contar com a coordenação geral do professor Fabrício Boscolo e com o apoio do Grêmio Náutico União e da iniciativa privada, por meio do “Adote um Atleta” – programa apoiado pela empresa Arroz Emoções, Sicredi, Fisioterapia da UCPel e Oral Unic Implantes.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.