Mais de 1,6 mil professores, auxiliares de Educação Infantil e monitores compareceram ao drive-thru no Centro de Eventos. Vacinação desse público continua na segunda-feira

Profissionais da Educação começam a ser imunizados contra a Covid-19

Mais de 1,6 mil professores, auxiliares de Educação Infantil e monitores compareceram ao drive-thru no Centro de Eventos. Vacinação desse público continua na segunda-feira
Por Adriana Rabassa 28-05-2021 | 17:56:58
Tags: coronavírus , vacinação , covid-19 , educação , profissionais , pfizer

O dia nem havia clareado ainda e muitos veículos já aguardavam no pátio do Centro de Eventos, nesta sexta-feira (28), quando profissionais da Educação de Pelotas começaram a ser vacinados contra a Covid-19. Durante o drive-thru, que se iniciou às 9h e seguiu até as 17h, 1.674 mil pessoas foram imunizadas, entre professores, auxiliares de Educação Infantil e monitores, que atuam com a Educação Infantil e nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, nas redes municipal, estadual e privada. No final da manhã, a prefeita Paula Mascarenhas compareceu aos pavilhões da Fenadoce para conferir de perto o andamento da vacinação. 

Fotos: Gustavo Vara
“Hoje é um dia muito feliz para todos nós, pois queríamos muito vacinar os nossos profissionais de Educação, para poder voltar às aulas presenciais com toda a segurança, para que os alunos e suas famílias também se sintam protegidos”, destacou Paula. 

As educadoras das escolas municipais Brum de Azeredo e Nossa Senhora de Lourdes, Vanessa Ataíde e Glênis Machado, respectivamente, estavam entre as dez primeiras pessoas que chegaram ao drive-thru, à meia-noite, e comentaram estar muito ansiosas pelo momento. “Desejamos não só para gente, mas para todos. Nós merecemos!”, disseram as duas, momentos antes de serem chamadas para entrar nos pavilhões. 

Fotos: Rodrigo Chagas

A alegria pelo momento da vacinação também foi compartilhada pelas professoras e auxiliares da Educação Infantil do Colégio Gonzaga, Lucélia, Raquel, Amanda, Patrícia, Brenda, Suelen e Jamila que, depois de muito tempo, puderam se encontrar, mesmo que de longe, na fila da imunização. “Chegamos cedo e aguardamos muito por isso”, afirmaram.

Foto: Ascom

Quem também chegou cedo foram as profissionais da escola Espaço Educar. Entre risadas e muitos planos, Julia, Aline, Luiza, Gilceane, Micaela, Fabiana, Edna e Neusa disseram esperar pela sua vez na imunização há muito tempo. “Rezamos por esse momento. A pandemia nos prejudicou muito. Então, é um momento de alívio para a gente”, contou Julia. 

Público esperado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, neste dia, a vacina aplicada nos profissionais de Educação foi a Pfizer/Biotech, sendo disponibilizadas cerca de 1,7 mil doses do imunizante. As ações destinadas a esse público continuam na próxima semana, com mais um drive-thru e, também, nas escolas. 

O Município estima que 4.400 pessoas estejam aptas, entre os profissionais da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, para receber a vacina.

SMS conscientiza sobre a prevenção ao Aedes

Além da arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene e limpeza, que já tem ocorrido durante os drive-thrus de vacinação, na ação desta sexta-feira, equipes da Vigilância Ambiental da SMS também estiveram no Centro de Eventos, conscientizando o público que aguardava, sobre os cuidados para prevenir a proliferação dos mosquitos que podem causar a Dengue e outras doenças. 

Confira o cronograma para os próximos dias

Drive-thru, das 9 às 17h

Centro de Eventos, com entrada pela avenida Pinheiro Machado

- Segunda-feira (31) – aplicação da 1ª dose da vacina em trabalhadores da Educação, dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo.

Ação no IFSul, das 9 às 17h

Campus Pelotas, Praça 20 de Setembro

- Segunda-feira (31) – aplicação da 1ª dose da vacina em trabalhadores da Educação, que sejam professores, professores especializados, auxiliares de Educação Infantil e monitores.

- Terça-feira (1º/6) – aplicação da 1ª dose da vacina em trabalhadores da Educação, dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo.

Documentação necessária

Para receber a vacina, os profissionais da Educação precisam apresentar, na hora da aplicação, uma declaração emitida pela escola onde trabalham, em papel timbrado, seguindo modelo-padrão disponibilizado pela Prefeitura no hotsite do coronavírus.

Além da declaração, os contemplados com a vacina deverão portar:

- documento de identidade;

- comprovante de residência; e 

- CPF ou Cartão SUS.

Vacinado em outros grupos prioritários

Caso algum dos profissionais da Educação tenha tomado a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 por pertencer, também, a outro grupo prioritário, deve aguardar para receber a 2ª dose junto com o mesmo grupo que recebeu a primeira aplicação da proteção.

Intervalo entre vacinas

A SMS alerta que é preciso aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outro imunizante, incluindo o que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Os professores também fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina da Influenza neste momento.

Notícias Relacionadas

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana