ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

CIP avalia dados do Observatório de Segurança Pública

O Selo Resgata, recebido pelo trabalho junto aos apenados, também pautou o encontro

08-05-2018 | 17:18:42

O Comitê Integrado de Prevenção (CIP) do Pacto Pelotas pela Paz se reuniu, nesta terça-feira (8), a fim de avaliar os resultados coletados pelo Observatório de Segurança Pública durante o mês de abril, e traçar prioridades para o próximo período. Entre os assuntos esteve o programa Cada Jovem Conta, que recebe o apoio de 25 empresas locais e oferece 213 vagas destinadas a capacitação de jovens aprendizes.

Sobre os resultados observados nos comitês territoriais do programa – regiões onde a violência apresenta índices mais elevados -, os dados envolvem questões como a realidade vivenciada pelos adolescentes em meio ao tráfico de drogas, a violência doméstica e sexual, e as dificuldades de aprendizagem. O déficit cognitivo e o desconhecimento sobre o que é abuso também foram verificados.

Fotos: Gustavo Mansur
“Nos territórios onde a rede de atendimento está organizada e os casos são reconhecidos e encaminhados, a avaliação dos primeiros resultados do programa se torna mais clara”, definiu a coordenadora do Cada Jovem Conta, Aline Crochemore.

A secretária de Saúde (SMS), Ana Costa, que coordenou o encontro, falou aos presentes sobre o Selo Nacional Resgata, prêmio que destacou o trabalho do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), realizado com os apenados do Presídio Regional que reformaram 20 prédios da prefeitura, entre unidades de saúde e escolas.

Estiveram representadas as Secretarias de Assistência Social (SAS) e Educação e Desporto (Smed), além de membros do Conselho Tutelar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Na Luta pela Paz

O gestor do projeto Quem Luta Não Briga da Smed, Rossano Diniz, também participou da reunião e comentou do interesse em integrar a iniciativa. As tratativas já estão em andamento e o "Luta pela Paz" será a nova aposta do Pacto para combater a violência junto aos jovens de Pelotas.

O projeto da Smed atende mais de 500 crianças e jovens, alunos da rede pública, através do ensino de Taekwondo. São cinco núcleos que atendem o público de forma gratuita: Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas; Escola de Educação Infantil Bernardo de Souza; Colégio Pelotense; Instituto de Menores; e no antigo prédio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Jovem Aprendiz

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) também apóia o Pacto Pelotas pela Paz, e junto ao programa Cada Jovem Conta tem capacitado adolescentes, para que estes fiquem longe da violência e garantam um futuro promissor.

A falta de informação dificulta o acesso ao projeto e esbarra em questões burocráticas. Por isso, a coordenadora do projeto junto a UCPel, Simony Triatanfilu, destacou a necessidade de atenção à documentação.

“As mães chegam com a intenção de inscrever seus filhos e garantir oportunidades profissionais para eles, mas quando pedimos os documentos o problema aparece: falta a identidade atualizada, a certidão de nascimento apresenta falhas, o jovem não possui carteira de trabalho, entre outras dificuldades”, destacou a representante da UCPel.

pacto, selo resgata, cip, comitê integrado de prevenção, cada jovem conta