ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Microterritórios monitoram alunos do Cada Jovem Conta

Grupos de trabalho avaliaram as demandas dos casos atendidos

30-01-2018 | 17:03:21

Os colaboradores municipais engajados na proteção de adolescentes em situação de vulnerabilidade voltaram a compartilhar informações sobre os atendidos pelo Programa Cada Jovem Conta. Os dois encontros na Secretaria de Assistência Social (SAS), um pela manhã e outro na tarde desta terça-feira (30), marcaram as primeiras participações da equipe de Redução de Danos, integrada neste ano à rede criada dentro das ações de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. Até o momento, 66 estudantes são acompanhados.

Foto: Marcel Ávila

As reuniões de trabalho quinzenais colocam em debate o andamento dos casos e identificam carências que possam ser supridas pelos serviços públicos. Escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), de Referência em Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Atendimento à Saúde Escolar (Case) e Redução de Danos estão entre as divisões que prestam o suporte individualizado conforme a situação de cada estudante.

O apoio inclui ainda a atenção às famílias que também são acompanhadas para a solução de conflitos e orientadas para acessar programas sociais do Município e do governo federal. As ações de resgate dos alunos envolvem também o agendamento de consultas médicas e avaliações psicológicas.

Rede integrada

O oferecimento do ingresso em atividades culturais e de aprendizagem proporcionadas pelo Banco de Oportunidades e por parceiros do Pacto é outra estratégia usada para evitar a evasão escolar.

“A cada reunião retomamos o acompanhamento, identificamos os motivos que podem influenciar nas faltas às aulas e com os relatos conseguimos acionar a rede de proteção” destaca a secretária-executiva do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), Jacqueline Dutra.

Areal, Dunas e Bom Jesus são os bairros que compõem o primeiro território implantado. O trabalho é dividido em dois microterritórios por servidores das secretarias de Educação e Desporto (Smed), de Saúde (SMS), de Assistência Social (SAS), de Cultura (Secult), de Segurança Pública (SSP) e de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF).

cada jovem conta, prevenção, pacto, microterritórios, programa